Cursos técnicos do Senai ensinam a trabalhar na confecção do futuro

E preparam profissionais para atuar em fábricas têxteis totalmente informatizadas

Por Bernardo Costa

Senai abre inscrições para os cursos técnicos de Química, Vestuário e Modelagem em Vestuário
Senai abre inscrições para os cursos técnicos de Química, Vestuário e Modelagem em Vestuário -

RIO - Os cursos Técnico em Modelagem do Vestuário e Técnico em Vestuário, do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (Senai Cetiqt), vão abordar a Indústria 4.0 em aulas que começam no dia 13 de agosto. O termo se refere à chamada 4ª revolução industrial, onde o uso das novas tecnologias auxiliam o processo de produção. Uma peça de roupa, por exemplo, pode ficar pronta em menos de 30 minutos.

A proposta é preparar os alunos para atuar no mercado de moda e confecção do futuro. As aulas serão na Unidade Riachuelo, onde fica a Fábrica Modelo de Confecção 4.0, a primeira do país. Ali, foi desenvolvido um protótipo de fabricação que envolve processos de comunicação entre máquinas, modelo também conhecido como 'internet das coisas'. O sistema começa no espelho virtual, onde o usuário escolhe o tipo, modelo, cor e tamanho da peça que deseja.

"A planta piloto de Confecção 4.0 é a única do Brasil e do mundo. É uma concepção de fábrica totalmente automatizada, que acaba com o problema de estoque, reduz custos e aumenta a qualidade dos produtos, revolucionando todo o mercado da moda", diz Fernando Moebus, especialista em manufatura do Senai Cetiqt.

NOVAS TECNOLOGIAS

Além do espelho virtual, a estrutura da fábrica é composta por impressora, calandra, máquinas de corte, costura, dobragem, ensacamento e braços robóticos. Durante os cursos Técnico em Vestuário e Técnico em Modelagem do Vestuário, os alunos irão conhecer o espaço e aprender sobre as novas tecnologias envolvidas na produção de uma peça de roupa. "Nesta nova realidade, os técnicos passam a atuar mais como gestores, avaliando todas as etapas do processo de produção, do que como produtores da peça. Eles irão aprender sobre como usar todas as tecnologias da Confecção 4.0, de forma integrada, para melhorar o processo produtivo", diz Celso Júnior, coordenador dos cursos técnicos do Senai Cetiqt.

No curso Técnico em Modelagem de Vestuário, os alunos aprendem a criar modelagens manuais e informatizadas. Já no Técnico em Vestuário, as aulas tornam os estudantes capazes de implementar e supervisionar o processo produtivo das empresas. As inscrições podem ser feitas no site https://cursos.cetiqt.senai.br/tecnicos.html.

Comentários

Últimas de Empregos e Negócios