
RIO - Os cursos Técnico em Modelagem do Vestuário e Técnico em Vestuário, do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (Senai Cetiqt), vão abordar a Indústria 4.0 em aulas que começam no dia 13 de agosto. O termo se refere à chamada 4ª revolução industrial, onde o uso das novas tecnologias auxiliam o processo de produção. Uma peça de roupa, por exemplo, pode ficar pronta em menos de 30 minutos.
A proposta é preparar os alunos para atuar no mercado de moda e confecção do futuro. As aulas serão na Unidade Riachuelo, onde fica a Fábrica Modelo de Confecção 4.0, a primeira do país. Ali, foi desenvolvido um protótipo de fabricação que envolve processos de comunicação entre máquinas, modelo também conhecido como 'internet das coisas'. O sistema começa no espelho virtual, onde o usuário escolhe o tipo, modelo, cor e tamanho da peça que deseja.
"A planta piloto de Confecção 4.0 é a única do Brasil e do mundo. É uma concepção de fábrica totalmente automatizada, que acaba com o problema de estoque, reduz custos e aumenta a qualidade dos produtos, revolucionando todo o mercado da moda", diz Fernando Moebus, especialista em manufatura do Senai Cetiqt.
NOVAS TECNOLOGIAS
Além do espelho virtual, a estrutura da fábrica é composta por impressora, calaight="682pt" viewBox="-23 -21 682 682.66669" width="682pt" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg">