Quem concluiu o Ensino Fundamental pode cursar o Ensino Médio no Colégio Naval, em Angra dos Reis  - Divulgação
Quem concluiu o Ensino Fundamental pode cursar o Ensino Médio no Colégio Naval, em Angra dos Reis Divulgação
Por Bernardo Costa

Rio - As oportunidades para quem pretende seguir a carreira militar contemplam todos os níveis de formação: Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior. É necessário prestar concurso nacional, com vagas abertas anualmente para ingressar em escolas, academias e institutos de formação do Exército, Marinha e Aeronáutica. Nesta edição, o DIA divulga um guia para os interessados em trilhar carreira nas Forças Armadas.

"A demanda de candidatos vem aumentando devido à estabilidade, à qualidade de formação acadêmica e ao plano de carreira. Além disso, os alunos recebem salário como estudantes, em torno de R$ 1 mil", explica Amilton Júnior, professor do Colégio-Curso Tamandaré.

PROGRESSÃO NA CARREIRA

Para jovens que concluíram o Ensino Médio, há possibilidade de ingresso em quatro escolas do Exército. Na Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), o aluno dá início à formação de Oficial, com continuidade dos estudos na Academia das Agulhas Negras. Na instituição, eles se formam como aspirante a oficial, com chances de chegar ao posto de general.

Na Marinha, candidatos com Nível Médio podem prestar concurso para as Escolas Naval e de Aprendizes-Marinheiros. Já na Aeronáutica, eles podem entrar em quatro unidades. Uma delas é o Instituto Tecnológico (ITA).

Aeronáutica

Nível Médio

Há possibilidade de ingressar na carreira militar por meio da Academia da Força Aérea (AFA), Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), ITA e Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP).

Nível Superior

Formados em Medicina, Odontologia, Farmácia e Engenharia podem prestar concurso para o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar).

Exército

Nível Médio

Além da EsPCEx, há chances para se tornar militar de carreira na Escola de Sargentos das Armas, com possibilidades de chegar a capitão. No Instituto Militar de Engenharia, o aluno se forma tenente e pode se tornar até general.

Nível Superior

Na Escola de Formação Complementar, o candidato conclui o curso como tenente e pode chegar a coronel. Formados em Medicina, Farmácia ou Odontologia, podem ingressar na Escola de Saúde do Exército.

Marinha

Nível Médio

Na Escola Naval é onde se formam os oficiais de carreira para postos nos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha. Na Escola de Aprendizes -Marinheiros, se formam técnicos.

Nível Superior 

Os candidatos podem ingressar no Curso de Formação de Oficiais, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (Ciaw). Há concursos para profissionais formados em Medicina, Odontologia e Engenharia.

Você pode gostar
Comentários