Confira um guia com dicas para ingressar nas Forças Armadas

Oportunidades para quem pretende seguir a carreira militar contemplam todos os níveis de formação

Por Bernardo Costa

Quem concluiu o Ensino Fundamental pode cursar o Ensino Médio no Colégio Naval, em Angra dos Reis
Quem concluiu o Ensino Fundamental pode cursar o Ensino Médio no Colégio Naval, em Angra dos Reis -

Rio - As oportunidades para quem pretende seguir a carreira militar contemplam todos os níveis de formação: Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior. É necessário prestar concurso nacional, com vagas abertas anualmente para ingressar em escolas, academias e institutos de formação do Exército, Marinha e Aeronáutica. Nesta edição, o DIA divulga um guia para os interessados em trilhar carreira nas Forças Armadas.

"A demanda de candidatos vem aumentando devido à estabilidade, à qualidade de formação acadêmica e ao plano de carreira. Além disso, os alunos recebem salário como estudantes, em torno de R$ 1 mil", explica Amilton Júnior, professor do Colégio-Curso Tamandaré.

PROGRESSÃO NA CARREIRA

Para jovens que concluíram o Ensino Médio, há possibilidade de ingresso em quatro escolas do Exército. Na Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), o aluno dá início à formação de Oficial, com continuidade dos estudos na Academia das Agulhas Negras. Na instituição, eles se formam como aspirante a oficial, com chances de chegar ao posto de general.

Na Marinha, candidatos com Nível Médio podem prestar concurso para as Escolas Naval e de Aprendizes-Marinheiros. Já na Aeronáutica, eles podem entrar em quatro unidades. Uma delas é o Instituto Tecnológico (ITA).

Aeronáutica

Nível Médio

Há possibilidade de ingressar na carreira militar por meio da Academia da Força Aérea (AFA), Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), ITA e Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP).

Nível Superior

Formados em Medicina, Odontologia, Farmácia e Engenharia podem prestar concurso para o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar).

Exército

Nível Médio

Além da EsPCEx, há chances para se tornar militar de carreira na Escola de Sargentos das Armas, com possibilidades de chegar a capitão. No Instituto Militar de Engenharia, o aluno se forma tenente e pode se tornar até general.

Nível Superior

Na Escola de Formação Complementar, o candidato conclui o curso como tenente e pode chegar a coronel. Formados em Medicina, Farmácia ou Odontologia, podem ingressar na Escola de Saúde do Exército.

Marinha

Nível Médio

Na Escola Naval é onde se formam os oficiais de carreira para postos nos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha. Na Escola de Aprendizes -Marinheiros, se formam técnicos.

Nível Superior 

Os candidatos podem ingressar no Curso de Formação de Oficiais, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (Ciaw). Há concursos para profissionais formados em Medicina, Odontologia e Engenharia.

Galeria de Fotos

Quem concluiu o Ensino Fundamental pode cursar o Ensino Médio no Colégio Naval, em Angra dos Reis Divulgação
Odontologia na FAB. Profissionais ingressam por concurso no Ciaar Divulgação
Jovens de nível fundamental podem ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG) Divulgação

Comentários

Últimas de Empregos e Negócios