Estudo do Sebrae traz a importância do samba em Madureira

Moradores apontam gênero como principal fator cultural e econômico da região. Levantamento ouviu 630 pessoas

Por RENAN SCHUINDT

Batuque de Bambas, uma das tradicionais rodas de samba da região, acontece aos domingos
Batuque de Bambas, uma das tradicionais rodas de samba da região, acontece aos domingos -

'Cerveja pra comemorar' e 'samba até de manhã'. Quando escreveu a música 'O Meu lugar', Arlindo Cruz descrevia um cenário comprovado por uma pesquisa elaborada pelo Sebrae/RJ. Segundo o estudo, o samba é fundamental para a cultura e para a economia de Madureira. Essa é a opinião de 62% dos entrevistados, todos moradores da região. A palavra 'samba' foi a mais repetida como identidade da região. Ainda de acordo com o estudo, o bairro, conhecido como o coração da Zona Norte, também é considerado o berço do gênero musical para 87% dos participantes. O levantamento ouviu 630 moradores da região.

Os dados, que serão divulgados na sexta, na quadra da Portela, revelam o otimismo dos empresários. Destaque para a preferência pela alimentação fora do lar (53%). Um exemplo da culinária típica da gastronomia afro-brasileira na região é a Feira das Yabás, que acontece todo segundo domingo do mês.

As agências de turismo receptivo também foram entrevistadas. Além de afirmarem receber o público estrangeiro, a inovação é o principal motivo que leva as empresas a comercializar e montar um roteiro turístico por lá. Como exemplo, citam o Baile Charme, sob o Viaduto Negrão de Lima, reduto carioca da música black que também recebe a maior roda e samba do Rio, aos domingos. E, ainda, a Casa do Jongo, centro cultural que perpetua o gênero de dança de origem africana no bairro.

HOMENAGENS

O bairro já foi tema de músicas famosas, interpretadas por grandes nomes, como Clara Nunes, Caetano Veloso e Paulinho da Viola, entre outros. Representante da nova geração de artistas locais, o rapper Chico Tadeu é um dos que eternizaram seu amor na música 'Toda Malandragem'."É um bairro que reflete o Brasil. Tem sua importância econômica, mas a cultura é o nosso forte", diz o músico.

Galeria de Fotos

Batuque de Bambas, uma das tradicionais rodas de samba da região, acontece aos domingos Maíra Coelho
A famosa rabada da Tia Neném, servida na Feira das Yabás, todo segundo domingo do mês Alexandre Brum

Comentários

Últimas de Empregos e Negócios