Segundo o SindHotéis, 70% das vagas são em hotéis cinco estrelas, em cargos como garçom - Tadeu Brunelli/Divulgação
Segundo o SindHotéis, 70% das vagas são em hotéis cinco estrelas, em cargos como garçomTadeu Brunelli/Divulgação
Por Bernardo Costa

Rio - O período de maior demanda nos hotéis do Rio é acompanhado pelo surgimento de oportunidades de emprego no setor. Segundo o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio (SindHotéis RJ), a previsão é que 800 vagas temporárias sejam abertas para reforçar equipes neste fim de ano, principalmente nos setores de alimentos e bebidas, em funções como garçom, cozinheiro e governança. O bom momento é reforçado por estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que apontou o Turismo como o segmento que mais gerou postos de trabalho no país no mês de outubro. Foram 1.177 mais vagas em comparação com outubro do ano passado.

Segundo Alfredo Lopes, presidente do SindHotéis Rio, as oportunidades são puxadas pelo aumento da ocupação devido a eventos como Natal, Réveillon, comemorações de empresas, feijoadas pré-carnavalescas e bailes de carnaval.

"Os cinco estrelas, que oferecem melhor padrão de serviços, costumam ser os que mais contratam. Esse ano não está diferente. A maior demanda de contratações está concentrada nesses hotéis. Os profissionais com qualificação para as áreas de áreas de alimentos e bebidas e governança encontram maior facilidade de colocação", diz Lopes.

Hotéis com chances

Os hotéis Sheraton e Pestana estão com vagas abertas na cidade, assim como estabelecimentos da rede AccorHotels, como Ibis, Novotel, Mercure e Sofitel. No hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel, há chances para recepcionista, garçom e supervisor de alimentos e bebidas. As oportunidades podem ser consultadas em sites de busca de empregos. Na rede de hotéis Windsor, interessados podem enviar currículo pelo site www.windsorhoteis.com/contato/trabalhe-conosco/. Há chances para profissionais com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.

O Grand Hyatt Rio, na Barra da Tijuca, foi um dos que mais abriram vagas nesta temporada. "Procuramos candidatos com experiência e que tenham paixão por servir e cuidar das pessoas", explica Vanessa Sousa, gerente de RH do Grand Hyatt.

Para Raynner França, de 25 anos, saber trabalhar em equipe é fundamental na busca por trabalho em hotéis. Ele, que cursa a Graduação Tecnológica em Hotelaria do Senac RJ e trabalha no setor desde 2014, acredita que o período de fim de ano é o momento de maior contratação nos hotéis: "Se a pessoa se sair bem, há muitas chances de ser efetivado".

Inscrições

 - SindHotéis

Profissionais interessados em concorrer às vagas de fim de ano nos hotéis podem enviar currículo para o SindHotéis RJ, pelo e-mail curriculos@sindhoteisrj.com.br. Os currículos são repassados às empresas.

- Hotel Pestana

No Hotel Pestana, em Copacabana, vai contratar profissionais temporários para as áreas de alimentos e bebidas, governança e housekeeping. Segundo o Pestana, devido à operação do Deck Bar na unidade do Rio, será necessário reforçar equipes para atender a alta demanda de eventos de final de ano. Currículos para recursos. humanos@pestana.com.

- Hyatt

Há vagas no Hyatt, para estágio em Treinamento e Desenvolvimento e bartender. As chances para garçom e agente de limpeza são exclusivas para pessoas com deficiência. Currículos pelo site vagas.com.

- Senac RJ

Na instituição forma profissionais em cursos como recepcionista em meios de hospedagem, graduação tecnológica em hotelaria, técnico em guia de turismo e camareiro em meios de hospedagem.

Você pode gostar
Comentários