Na Cacau Show, há 7,5 mil vagas no Brasil. Porém, a empresa não divulgou o número específico para o Rio - Divulgação Cacau Show
Na Cacau Show, há 7,5 mil vagas no Brasil. Porém, a empresa não divulgou o número específico para o RioDivulgação Cacau Show
Por Marina Cardoso

Rio - Mal acabou o Carnaval e o comércio varejista já se prepara para a Páscoa, em abril. Com o aumento da demanda das lojas neste período, surgem vagas temporárias para serem preenchidas por quem busca uma colocação no mercado. Em 2019, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o setor deve absorver 18 mil temporários em todo país, com contratações que começaram desde setembro do ano passado. No Rio, há mais de 1,3 mil vagas disponíveis.  

A Lojas Americanas, por exemplo, está com 970 vagas temporárias para lojas do Rio e Grande Rio. Ao todo, são 900 oportunidades para cargos de auxiliar de loja e 70 para o de prevenção de perdas. Os profissionais selecionados contam com chances de efetivação após o fim do contrato inicial. 

Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter Ensino Médio completo e idade a partir de 18 anos. A Lojas Americanas não exige experiência anterior.

O processo seletivo é composto por entrevista pessoal e provas de Matemática e Língua Portuguesa. Os aprovados receberão salário compatível com o mercado e benefícios como vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, plano odontológico e descontos em faculdades, cursos de idiomas e academias.

As inscrições vão até o dia 30 deste mês e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados, às 9h, nas seguintes unidades da Lojas Americanas: Rua do Passeio, 56, na Cinelândia, no Centro do Rio; Rua Visconde de Uruguai, 503, em Niterói ou Rua Coronel Agostinho, 112, em Campo Grande, na Zona Oeste. Os candidatos devem apresentar carteira de trabalho, identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, uma foto 3x4, declaração escolar, certificado de reservista (homens) e uma caneta para fazer as provas.

Já a Chocolates Brasil Cacau abriu 15 vagas para serem preenchidas em oito lojas no Rio. As oportunidades são para auxiliar de vendas. Para ocupar o cargo, é exigido Ensino Médio completo, experiência em vendas e atendimento ao público. Para se inscrever às vagas, basta entrar no site www.luandre.com.br para realizar o cadastro. 

Lacta e Cacau Show

Para dar conta dos pedidos para a Páscoa, a Lacta está com 391 vagas abertas no Rio. O prazo para participar do processo seletivo é até o dia 28. Já o período de contratação é do dia 8 a 21 de abril. Os requisitos para o posto são: idade mínima de 18 anos e Ensino Médio completo. Segundo a empresa, experiência com atividades de merchandising será um diferencial. Para concorrer a uma das vagas, o interessado deve se inscrever no site das agência parceiras da empresa, Spot. 

A Cacau Show abriu 7,5 mil vagas em todo o país, distribuídas em mais de 2,2 mil lojas da rede. Há vagas destinadas para o Estado do Rio, porém não foi divulgado o número específico. Para concorrer a uma das oportunidades, o interessado deve ir até a unidade escolhida e deixar um currículo impresso no estabelecimento.

Confira as dicas dos especialistas

Para quem busca preencher uma das vagas disponíveis no período da Páscoa, especialistas orientam que os interessados devem elaborar um currículo objetivo e que mostre sua formação e experiência.

“A primeira orientação é que o candidato elabore um currículo mostrando suas habilidades. Muitas vezes não consegue a vaga, pois não traduz no papel o que sabe”, explica Anna Cherubina, coordenadora acadêmica e professora da Fundação Getúlio Vagas (FGV).

No currículo, as pessoas devem colocar o cargo que estão buscando, pois dessa forma fica mais claro para o empregador saber qual a função de interessado para trabalhar. Além disso, não deve esquecer de divulgar e-mail e telefone de fácil acesso.

No momento da entrevista, é necessário usar roupas adequadas, com o perfil da empresa, e evitar gírias, que podem descartar candidatos.

“Vestir-se de forma apropriada é determinante para causar uma boa impressão, além claro de demonstrar interesse e motivação”, afirma Sara Faro, coordenadora de RH da Luandre.

Você pode gostar
Comentários