Instituições oferecem curso comunitário de preparação a interessados em realizar o Exame Nacional de Ensino Médio, em novembro  - Divulgação
Instituições oferecem curso comunitário de preparação a interessados em realizar o Exame Nacional de Ensino Médio, em novembro Divulgação
Por Edda Ribeiro* e Marina Cardoso

Rio - Camila Mendonça, 24 anos, está no primeiro período do curso de Biblioteconomia e Gestão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enquanto Sthefany Gomes, 18, está matriculada no primeiro período de Medicina na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Para as estudantes, a preparação em projetos alternativos representou o passaporte para a tão sonhada vaga no Nível Superior.

Uma das opções, o Aprova Jovem, curso do site Descomplica e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude de Niterói, pode ajudar, como ocorreu com Camila e Sthefany, a outros jovens a ingressarem na faculdade. O projeto está com vagas abertas, assim como outras iniciativas de programas preparatórios. Inicialmente, foram oferecidas mais de 4,4 mil oportunidades gratuitas no Rio. 

Para os interessados ainda há 1,5 mil vagas e oferecidas bolsas de estudo para curso online de preparação para o Enem. A data para inscrição está aberta até a finalização dos cadastros. E devem ser feitas por meio do site www.aprovajovem.com.br.

Após o cadastro, o aluno que se inscrever no projeto recebe um código para ter acesso ao curso online do Descomplica, que acontece em módulos. Além disso, bimestralmente, a Coordenadoria de Juventude fará aulas presenciais para reforçar os principais temas do exame. Os requisitos para participar consistem em ter entre 15 e 29 anos de idade e residir em Niterói, prioritariamente. 

"Fiquei sabendo através de uma página da Prefeitura de Niterói em uma rede social. Fiz quase um ano de curso. Foi um diferencial durante esse período de estudo", explica Sthefany.

FIRJAN/SESI

Já a Firjan Sesi está com mais de 2,9 mil vagas abertas para o curso Pré-Enem em todo o estado. Na capital e na Região Metropolitana, a instituição oferece cerca de 1,2 mil oportunidades espalhadas por unidades como a do Maracanã, Jacarepaguá, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Além disso, há vagas para escolas de Barra Mansa, Macaé, Petrópolis, Resende e Volta Redonda. As inscrições vão até o dia 12 deste mês.

Neste ano, foram abertas vagas para não só para alunos matriculados nas escolas Firjan Sesi e Firjan Senai. Os interessados devem estar cursando turma do segundo ou terceiro ano do Ensino Médio (da Educação Regular ou da Educação de Jovens e Adultos) em qualquer escola da rede pública ou terem concluído o Ensino Médio. A idade mínima é de 15 anos. 

O curso tem carga horária de 336 horas, divididas nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Projeto de Vida, ministrado por pedagogo que dá suporte ao estudo. O objetivo é oferecer ao candidato normas, instruções, informações e orientações relativas à prova. 

De acordo com Giovanni Lima, gerente de Educação Básica da Firjan Sesi, o curso é oportunidade de preparação. "Todas as matérias das áreas de conhecimento do Ensino Médio serão contempladas, com aulas presenciais, inclusive com a perspectiva de simulados. Buscamos desenvolver nos alunos mais competências importantes para bom rendimento, com o o intuito de levá-lo ao máximo de seu potencial e, desta forma, atingir o resultado desejado", afirma. 

APROVA JOVEM

As inscrições do curso online estão abertas até as vagas serem preenchidas. Interessados podem se cadastrar no site www.aprovajovem.com.br. Há ainda cerca de 1,5 mil vagas disponíveis. Mais informações pelo telefone (21) 2722-0607 ou pelo WhatsApp 96802-6329.

FIRJAN SESI

As inscrições estão abertas até o dia 12 deste mês. Para se candidatar no curso oferecido pela instituição, é necessário ir em uma das Escolas Firjan Sesi, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. São 2.905 vagas gratuitas em escolas espalhadas por todo o estado.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.No momento da matrícula, o candidato precisa apresentar os seguintes documentos (original e cópia): identidade, CPF do candidato e do responsável (para menores de 18 anos),comprovante de escolaridade, comprovante de residência, autodeclaração de baixa renda feita de próprio punho pelo candidato maior de 18 anos ou pelo responsável do candidato menor e duas fotos 3x4.

PRÉ-VESTIBULAR

Há previsão para o curso pré-vestibular comunitário Santo Agostinho que vai ocorrer na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte do Rio. Inscrições iniciam em maio. Mais informações pela página www.facebook.com/cpvcsantoagostinho/.

UERJ

O Pré-Vestibular Social é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio (Sintuperj). Interessados devem ir no bloco D no campus Maracanã da Uerj. Foi aberta uma lista de espera.

ROCINHA

O Só Cria - Pré-vestibular Popular da Rocinha está com inscrições abertas até o dia 15 deste mês. Mais informações na página https://www.facebook.com/socriaprevest/. 

*Estagiária sob supervisão de Max Leone

Você pode gostar
Comentários