Projeto ensina jovens a criar a própria empresa

Vagas são para alunos de Ensino Médio da rede pública. Inscrições até sexta-feira

Por O Dia

A cantora Valeska fará show na feira, que terá concursos e palestras
A cantora Valeska fará show na feira, que terá concursos e palestras -

Terminam nesta sexta-feira as inscrições para o projeto 'Miniempresa', da Junior Achievement, que ensina jovens a criar e gerenciar a própria empresa por meio de metodologias de educação empreendedora. Podem participar estudantes entre 16 e 20 anos que estejam cursando o Ensino Médio em escolas públicas. Pela primeira vez, o programa terá duas turmas com inscrições livres. Nelas, qualquer aluno pode se inscrever, mesmo que sua escola não participe do programa.  

Uma dessas turmas será na sede do Plantando o Amanhã, que fica no Shopping Nova América. Ela é voltada para alunos de Ensino Médio de escolas públicas no entorno de Del Castilho. Os encontros serão semanais, às terças-feiras, das 14h30 às 17h30. A turma é apoiada pelo MetrôRio e Instituto Invepar.

Já a outra turma será na ONG Ação da Cidadania, no bairro da Saúde. As reuniões serão às quartas-feiras, das 14h às 17h. Podem se inscrever alunos de Ensino Médio da rede pública. A turma é apoiada pela Dell.

Aprendizado em negócios

O programa é gratuito e tem duração de 17 semanas. No período, os estudantes criam um produto e fazem a gestão de uma empresa real. No Miniempresa, os jovens vendem ações, elaboram a estratégia de comercialização e planejam a linha de produção com o apoio de mentores.

Uma das participantes da edição de 2018, Carla Lima, de 16 anos, conta que a experiência foi decisiva para adquirir novas competências. "Desenvolvi a capacidade de trabalhar em equipe e de usar a criatividade para resolver problemas diversos. As dificuldades que encontramos no início nos tornaram bem capacitados no final", diz a jovem.

Comentários