O Wod Social Games, maior campeonato social da América Latina de Crossfit de nível mundial,  acontece neste fim de semana, dias 27 e 28, sábado e domingo, a partir das 7:00 h., no Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão). - Bernardo Pimentel/Divulgação
O Wod Social Games, maior campeonato social da América Latina de Crossfit de nível mundial, acontece neste fim de semana, dias 27 e 28, sábado e domingo, a partir das 7:00 h., no Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão).Bernardo Pimentel/Divulgação
Por O Dia

Depois dos Estados Unidos, onde foi criada a modalidade esportiva CrossFit, o Brasil é o país em que a atividade mais cresce no mundo. O boom se deu em 2015, quando os boxes para os treinamentos inspirados em exercícios militares começaram a se popularizar por aqui. Com o número cada vez maior de praticantes e estabelecimentos, os campeonatos começam a ganhar a força no Brasil. Neste fim de semana, a primeira edição do ‘Wod Social Games’, realizado no estádio Engenhão, vai reunir milhares de adeptos para acompanhar as disputas entre atletas amadores e profissionais. O evento pretende se estabelecer à reboque do desenvolvimento do mercado fitness no Brasil, que, segundo estudo da associação internacional IHRSA, reúne cerca de 34 mil academias e gera faturamento de dois bilhões de dólares por ano — atrás apenas do mercado norte-americano.

“Nossa ideia é que o evento passe a ser anual. E, depois de nos estabelecermos no Rio, queremos expandir a competição para outros estados”, diz Daniel Guedes, um dos produtores do ‘Wod Social Games’.

O levantamento de peso olímpico é uma das atividades que fazem parte do CrossFit: força e resistência - Bernardo Pimentel/Divulgação

Além das competições, o evento terá praça de alimentação, espaço para recreação infantil, shows de música e estandes de fabricantes de produtos fitness e suplementos alimentares. É o que a organização do evento chama de ‘mini shopping’.

“No estandes, haverá desafios com os visitantes. A empresa Mundo V2, por exemplo, terá uma prova de remada para mulheres e homens. Quem remar mais no espaço em um minuto, ganhará seis meses de suplementos grátis. O empresário que quiser equipar seu box ou abrir um terá descontos”, adianta Daniel.

 Ao todo, mais de 1.300 praticantes de CrossFit vão participar da competição, que evidencia uma tendência no esporte: a profissionalização de atletas. Eles vão concorrer na categoria ‘Elite’. Wagner Soares, de 26 anos, está na disputa. Ele tem um centro de treinamento em Nova Iguaçu e conta que abandonou a carreira de administrador para se dedicar exclusivamente ao CrossFit.

“Larguei a faculdade de Administração no quarto período e estou me preparando me profissionalizar como atleta. Sempre pratiquei esportes, mas o CrossFit me fascinou. Ele é diferente de tudo e acaba se tornando um estilo de vida”, diz Wagner.

O CrossFit atrai cada vez mais as mulheres, que também competem - Bernardo Pimentel/Divulgação

Mulheres no CrossFit

 Segundo Daniel Guedes, por ser intenso, desafiador, desenvolver a força e dar energia para o dia a dia, o CrossFit atrai cada vez mais a mulher moderna. A carioca Karla Mor, de 39 anos, é uma delas, e estará na disputa na categoria amador. “O esporte é apaixonante. Já estou me preparando para avançar de nível no próximo ano”, diz. 

CRIAÇÃO

O CrossFit surgiu nos EUA, criado por Greg Glassman. Foi inspirado em exercícios militares e inclui atividades que exploram resistência, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade e equilíbrio.

NO BRASIL

Segundo a CrossFit Inc, empresa que patenteou a modalidade, há 1.257 boxes de treinamento credenciados no Brasil. No Rio, são 228.

EVENTO

O ‘Wod Social Games’ será no sábado e no domingo, a partir das 7h, no Engenhão. Para cada ingresso vendido serão doados 10kg de alimento pela organização. Haverá shows de rock, samba, reggae e black music.

Você pode gostar
Comentários