Eduardo Valladares, do Descomplica, ministra suas aulas ao vivo  - Divulgação
Eduardo Valladares, do Descomplica, ministra suas aulas ao vivo Divulgação
Por Bernardo Costa
As plataformas de ensino a distância são uma tendência mundial em Educação. Apoiadas no avanço da tecnologia e da internet, elas acompanham o comportamento de consumo das pessoas, cada vez mais acostumadas com os serviços de 'streaming', de transmissão contínua de conteúdo e acesso a qualquer momento. Hoje, além de assistir a um filme, uma série, ou rever o programa de TV favorito, é possível também estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por aplicativo, tablet ou computador.
"Nosso objetivo é aplicar a política de preço do Netflix. Entregar conteúdo de alta qualidade aliado a um preço acessível. Ou seja, levar oportunidades de ensino direcionado e eficaz para todos em qualquer ponto do país", diz o professor de matemática e física Alexandre Azevedo, que criou Fábrica D, startup de educação online para a preparação para o Enem e vestibulares com provas específicas de medicina e engenharia.
Publicidade
Fabrica D oferece cursos online para preparação para o Enem - Divulgação
Nesse modelo de ensino, o preço reduzido se relaciona com a capacidade de atingir um número maior de pessoas. Na plataforma Descomplica, que também oferece preparação a distância para o Enem e outras provas, as aulas ao vivo chegam a reunir, segundo o professor Eduardo Valladares, até quatro mil alunos. Ao todo, são mais de 200 mil estudantes inscritos no país.
Publicidade
"As aulas são ao vivo e ficam arquivadas para serem acessadas a qualquer momento e mais de uma vez. Temos uma biblioteca com mais de 45 mil vídeos com todo o conteúdo do Ensino Médio. A interação online se dá por meio chat com moderação de mentores", explica Eduardo Valladares, professor de metodologia de aprendizagem do Descomplica: "Na minha aula, ensino como estudar, como ter organização e foco. É uma forma de amparar os alunos".
PREPARO NA REDAÇÃO
Publicidade
No QG do Enem, além dos planos de estudos baseados em vídeos e chats para interações com professores, há os serviços focados para quem não tem contato há tempos com matemática, física e química. "É um conteúdo para quem está tendo dificuldades em acompanhar o conteúdo do Enem nessas disciplinas", diz Márcio Branco, professor do QG do Enem. O serviço oferece plano de estudo individualizado: O aluno informa ao sistema a disponibilidade de estudo diário e calculamos a programação para ele até o dia da prova".
Nas plataformas, há exercícios de redação periódicos, com correção de provas, feedback de professores, e aulas sobre interpretação e desenvolvimento de textos.