Conferência .Futuro Rio traz especialistas para ajudar as empresas na transformação digital - FOTOS: Divulgação
Conferência .Futuro Rio traz especialistas para ajudar as empresas na transformação digitalFOTOS: Divulgação
Por Bernardo Costa
Rio - As interações entre homens e máquinas estão transformando as relações pessoais e no ambiente corporativo. Softwares que utilizam tecnologias de inteligência artificial, aprendizado de máquinas e análise de dados chegaram para ficar e são o ponto central da chamada 4ª Revolução Industrial, marcada pela automação dos processos industriais. Suas aplicações nas empresas e nas sociedades provocam mudanças e trazem projeções para os próximos anos, que serão discutidas hoje na conferência .Futuro | Rio 2019, no edifício Aqwa Corporate, na Zona Portuária. O evento vai até amanhã e terá a participação de 25 palestrantes do Brasil e do exterior.
"A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Hoje, um celular tem um poder maior computacional que a Nasa tinha em 1969, quando mandou o homem a Lua. Isso traz mudanças. Organizamos as palestras para que, no fim do dia, o público saia do evento com uma opinião informada", diz Xavier Leclerc, curador do .Futuro | Rio, que está na terceira edição.
Publicidade
Xavier Leclerc, sócio da MOX Digital, é curador do evento .Futuro | Rio -
Xavier Leclerc irá comendar a palestra de abertura, que traça um panorama geral sobre o tema principal do evento: 'A Humanidade Aumentada'. Segundo Xavier, que foi diretor do Google e do Facebook na França antes de se mudar para o Rio, as inovações tecnológicas trazem novas possibilidades para as pessoas e as desobriga de cumprir uma série de funções repetitivas. "Nesse processo, será preciso desenvolver o que temos de melhor, que é capacidade de sentir e se relacionar com os outros. As empresas estão, inclusive, alterando a arquitetura de seus escritórios para aproximar mais os funcionários uns dos outros", diz.
Publicidade
CEO no Brasil da multinacional Stefanini, que ajuda empresas no processo de transformação digital, Monica Herrero lista as habilidades que o profissional do futuro precisa desenvolver. Segundo ela, são questões mais ligadas à consciência do que à inteligência.
"A criatividade, a empatia, o bom senso, o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões terão que ser muito mais aguçadas. O profissional irá precisar definir as ações adequadas diante dos dados coletados hoje pelas máquinas. E vai estar sempre à frente delas, elencando os objetivos a serem alcançados", diz Monica Herrero, que dará a palestra 'Como a tecnologia amplia capacidades humanas'.
Publicidade
Para Monica, o profissional ideal hoje é aquele que, além da habilidade profissional da carreira que escolheu, busca um conhecimento paralelo em tecnologia. "É o que chamo de aprendizado lateral. Um advogado, por exemplo, que saiba usar ferramentas de análises de dados pode avaliar o histórico de decisões judiciais para saber qual a melhor linha seguir no caso em que estiver envolvido", acrescenta.
A novidade desta edição do .Futuro | Rio são os workshops que vão acontecer amanhã. No encontro 'O profissional do futuro: como se preparar?', haverá um bate-papo com profissionais das empresas Ontime Innovation, Garagem e MOX Digital. O evento é gratuito, e será às 12h30, na Câmara de Comércio França Brasil. "Será um encontro de perguntas e repostas", antecipa Xavier Leclerc.