APLICATIVO TRABALHO LIMPEZA - ARTE KIKO
APLICATIVO TRABALHO LIMPEZAARTE KIKO
Por Marina Cardoso

Rio - A busca por uma oportunidade no mercado de trabalho está na palma da mão para quem tenta ocupação nas áreas de serviços de limpeza e de conservação doméstica e comercial. Isso porque a Zelo Prime Brasil, empresa especializada no ramo, oferece um aplicativo que conecta trabalhadores dessas áreas a clientes em busca de profissionais. Luis Souza, 29 anos, cadastrou o seu currículo na ferramenta e foi efetivado cerca de um mês depois. O mesmo ocorreu com Luana Marques, 50 anos, que tem conseguido trabalhos por meio da plataforma. Os dois fazem parte de um universo de cinco mil profissionais cadastrados em todo o país para trabalhar em diversos setores. 

Souza havia sido dispensado de um emprego há cinco meses e tentava recolocação no mercado quando soube do aplicativo através de uma indicação de um amigo. Em seguida, ele baixou o app, fez a instalação, registrou o currículo e apenas esperou a oportunidade aparecer. "Resolvi tentar. Era mais uma possibilidade de buscar trabalho. Logo surgiu entrevista, passei durante todo o processo e consegui a vaga. Fui contratado com carteira assinada e já estou há três meses no cargo", afirma o profissional, que atua como porteiro. 

Já para Luana, que conheceu a plataforma através de uma amiga, a diferença foi em optar trabalhar como autônoma. "Preferi trabalhar de diarista desta forma, pois tenho recebido mais do que quando trabalhava com carteira assinada. Foi ótimo descobrir a empresa, pois não encontrava nada antes e estava há dois anos desempregada", explica.  

ALTERNATIVA DE EMPREGO

A Zelo Prime Brasil surgiu, inicialmente, para ser uma fonte de renda extra para profissionais, além de ser um canal facilitador do contato entre trabalhadores e pessoas em busca de prestadores de serviços. De acordo com Lucas Donato, um dos fundadores da ferramenta, o diferencial do aplicativo é a possibilidade dos profissionais fazerem cursos de capacitação. O serviço é gratuito para clientes e profissionais.

"Ao se cadastrar no app, o trabalhador faz um curso de aperfeiçoamento, para ter uma formação na área em que pretende ser chamado para atuar. Formar e qualificar é um caminho de ida e volta, podemos contribuir para a sociedade e, também, obter trabalho altamente qualificado no setor de limpeza e conservação", explica Donato. 

Ainda segundo o fundador da ferramenta, no aplicativo há cadastrado profissionais que trabalham de forma autônoma, mas também têm aqueles que assinaram carteira de trabalho. "Dependendo da categoria dentro da prestação de serviços, existem pessoas trabalhando uma ou duas vezes na semana e também quem exerce a função efetivamente, com CLT", explica.

Regulamentação 

Para especialistas, com o projeto de Lei aprovado pelo Senado, que regulamenta a profissão de cuidador de idosos, a atividade deve abrir ainda mais oportunidades de trabalho nos próximos anos. A proposta abrange cuidador de crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras.

“Acredito na abertura de campo para mais profissionais ingressarem no mercado. Sem falar que irá formar profissionais mais qualificados e com maior entendimento da responsabilidade da sua ocupação”, afirma Patrícia.

Especialista do Senac-RJ, Manoel Silva afirma que a regulamentação tende a estabelecer requisitos que não são tão claros na hora da contratação. “É importante a profissionalização da área, pois fica
definido as obrigações dos profissionais”, diz.

Em relação aos requisitos citados pelo especialista, o texto prevê profissionais com Ensino Fundamental completo e curso de qualificação na área (com carga horária de, ao menos, 160 horas), além de idade mínima de 18 anos, bons antecedentes criminais, e atestados de aptidão física e mental.

“No projeto, fica claro que o cuidador não pode aplicar medicação que não seja por via oral e com orientação por prescrição médica e procedimento de alta complexidade”, finaliza Silva.

 

Você pode gostar
Comentários