Na última etapa, os empreendedores apresentam o modelo de negócios das startups a investidores - fotos Divulgação
Na última etapa, os empreendedores apresentam o modelo de negócios das startups a investidoresfotos Divulgação
Por O Dia

O programa de aceleração de startups InovAtiva Brasil, considerado um dos maiores da América Latina, está com inscrições abertas para o segundo ciclo deste ano. As vagas são voltadas para negócios que desenvolvam soluções inovadoras e tecnológicas e estejam no estágio de operação, quando o modelo de atuação já foi definido, ou tração, fase em que a startup busca crescimento. Podem participar iniciativas de todo o país. As inscrições estão abertas até dia 22 de julho e devem ser feitas pelo site do programa: www.inovativabrasil.com.br.     

Segundo a organização do InovAtiva Brasil, serão selecionados até 130 negócios, que receberão mentorias gratuitas e se conectarão aos maiores players em empreendedorismo do Brasil, entre investidores, grandes empresas e parceiros. O programa é realizado pelo Ministério da Economia em parceria com o Sebrae. 

"Hoje, o programa se consolida como uma política pública exitosa e relevante de fomento ao ecossistema de empreendedorismo do país, capacitando empreendedores, dando visibilidade a seus negócios e conectando startups a centenas de mentores, além de investidores, executivos experientes e potenciais clientes", afirma Igor Nazareth, Subsecretário de Inovação do Ministério da Economia. 

Durante o ciclo de aceleração, as startups também terão acesso a cursos e conteúdos exclusivos criados para estimular o aperfeiçoamento dos negócios e a possibilidade de fazer networking com outros empreendedores. No encerramento da participação no programa, os representantes da empresa se apresentarão para uma banca de investidores.

"É o momento do contato dos empreendedores com os potenciais investidores. Durante a capacitação, as startups poderão contar com o suporte de diversos outros programas do Sebrae para impulsionar seu negócio", explica Célio Cabral, Gerente de Inovação do Sebrae Nacional. 

Impacto social

No dia 27, terá início o ciclo de capacitação InovAtiva de Impacto, que irá desenvolver startups com capacidade de resolver um problema social ou ambiental. Das 36 iniciativas selecionadas, há quatro que surgiram no Rio de Janeiro. Uma delas é a startup empregos.net, que, por meio de algoritmos, aproxima os candidatos mais apropriados à vagas cadastradas no site.

Na última edição do Inovativa de Impacto, no ano passado, duas iniciativas foram destaque: a SaveLivez, que ajuda hospitais na gestão dos estoques de bancos de sangue, e a Oliplanet, programa de logística reversa de óleo de cozinha que busca fechar a cadeia de reciclagem entre consumidor, pontos de coleta e recicladoras.

Você pode gostar
Comentários