Cresce número de estagiários em todo o país

Com crescimento de 47% no número de oportunidades, especialistas ouvidos pelo DIA dão dicas de como os alunos devem se preparar para conquistar vaga

Por Marina Cardoso

CIEE-Rio está com 1.688 vagas abertas para concorrer a programas de estágios de diversas empresas
CIEE-Rio está com 1.688 vagas abertas para concorrer a programas de estágios de diversas empresas -

Rio - Com o crescimento no número de estagiários, segundo a pesquisa ‘Benefícios Econômicos e Sociais do Estágio e da Aprendizagem’, do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os estudantes devem estar preparados para as oportunidades que surgem no mercado de trabalho. O levantamento registrou aumentou de 339 mil vagas em 2010 para 498 mil em 2017, o que representa um crescimento de 47,1%. Para alcançar a primeira chance de trabalho, especialistas ouvidos pelo DIA deram dicas de como os alunos devem se preparar.

De acordo com Cristina Telles, gerente de RH da UniCarioca, cada vez mais, o papel do estagiário tem se fortalecido nas organizações. 

“Hoje, os profissionais identificam neles, possibilidades de contribuição de melhoria para os processos operacionais, além de potencial de crescimento e inovação para o negócio”, afirma.

A disputa pela vaga implica em os estudantes devem preparar um currículo simples, claro e objetivo, assim como ter postura na entrevista. “Como não tem experiência, é interessante colocar as atividades extracurriculares e atividades que tenha desenvolvido na faculdade”, explica Débora Nascimento, especialista em RH e diretora geral do Grupo Capacitare.  

Antes de ir para entrevista, o pretendente deve se preparar. “Uma forma é pesquisar sobre entrevistas técnicas, dinâmicas de grupo e sobre a empresa onde pretende trabalhar”, orienta Cristina.

Ao ser contratado como estagiário, o estudante precisa estar preparado para ser flexível e receber feedback. “Ele deve pedir ao chefe orientações e retorno para ajudar no crescimento profissional. Dessa forma, vai mostrar comprometimento e o envolvimento com as atividades do trabalho. No fim do período, o aluno terá chances de contratação”, avalia Cristina.

O analista de marketing Caio Melo, de 23 anos, ingressou no mercado por meio do programa de estágio no Grupo Invepar. Depois de um ano e três meses na empresa, foi efetivado no MetrôRio. Para ele, participar do processo representou um diferencial. “Além de aprender muito como estagiário, tive a oportunidade de ser contratado em meio a um cenário difícil no mercado de trabalho. Estou muito feliz”, diz Melo.

OPORTUNIDADES ABERTAS

Para ingressar nos programas de estágio, empresas e agências de recrutamento estão com vagas abertas para estudantes em diferentes áreas. Entre eles, Grupo Invepar, CIEE-RJ, Gerdau e Cyrela (confira no quadro acima a lista de oportunidades).

VAGAS

Grupo Invepar

O grupo Invepar está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2019. Há oportunidades para os Níveis Técnico e Superior, como Eletrotécnica, Comunicação Social, Estatística e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Um dos pré-requisitos é a conclusão da graduação para o segundo semestre de 2021. O cadastro pode ser feito no site vagas.com.br/invepar até 27 de junho.

CIEE-RJ

Nesta semana, o CIEE-RJ está com mais de 1,8 mil oportunidades abertas. Há chances para os níveis Superior e Médio, para áreas de Administração, Ciências Contábeis, Engenharias, Direito, Sistemas de Informação, Pedagogia e Jovem Aprendiz. O quadro de vagas varia a cada instante. Por isso, é importante os estudantes irem rapidamente até a sede, na Rua da Constituição, 67, no Centro, ou ligar para o telefone (21) 3535-4545.

GERDAU

A Gerdau, empresa siderúrgica brasileira, está com o programa para estagiários aberto. Há vagas para áreas de Engenharias e Tecnologia da Informação. Os estudantes podem se inscrever até o dia até 30 deste mês. As inscrições devem ser feitas no site www.vagas.com.br/gerdau-programa-estagio.

MUDES

Fundação Mudes oferece 187 oportunidades para estágio. As carreiras com maior número de oportunidades são para as áreas de Administração, Engenharia, Comunicação Social e Hotelaria. Há ainda vagas para técnico em Administração, técnico em Eletrônica e técnico em Enfermagem. Os interessados podem se cadastrar no site http://www.mudes.org.br.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários