As aulas do projeto A Arte Gerando Renda ocorrem na Cidade de Deus e em Coelho Neto. Há cursos de Maquiagem e Decoração de unhas - Divulgação
As aulas do projeto A Arte Gerando Renda ocorrem na Cidade de Deus e em Coelho Neto. Há cursos de Maquiagem e Decoração de unhasDivulgação
Por Marina Cardoso

No mercado de trabalho, os profissionais mais capacitados saem na frente na hora da contratação. Uma oportunidade para buscar qualificação é por meio dos cursos promovidos por instituições e ONGs. Com as iniciativas, aumentam as chances de acesso a um emprego formal ou mesmo de se tornar empreendedor. Para ajudar no ingresso ao mercado de trabalho, há mais de 1,8 mil vagas disponíveis em cursos gratuitos de capacitação profissional. 

O Senac RJ, por exemplo, está com mais de 600 oportunidades abertas para cursos dentro do programa Senac na Comunidade. As aulas serão oferecidas em nove espaços parceiros localizados na Zona Norte e Oeste do Rio, na Baixada Fluminense e em São Gonçalo.

Serão oferecidos cursos de Alongamento de Cílios, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Design de Sobrancelhas, Excel, Informática, entre outros. De acordo com a instituição, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas diretamente no local do curso.

Já a ONG Favela Mundo está com 600 vagas gratuitas na Cidade de Deus e em Coelho Neto. Jovens e adultos, a partir dos 15 anos, podem se cadastrar em oficinas do Projeto A Arte Gerando Renda. Há curso de Maquiagem Artística, Decoração de Unhas, entre outros.

"Estamos muito contentes de voltar para essas duas regiões. Pudemos ver os impactos que as oficinas provocaram na região, de jovens e adultos que não tinham perspectiva de geração de renda e hoje atuam em ramos da beleza, por exemplo", afirma Marcello Andriotti, fundador da ONG.

MERCADO DE TECNOLOGIA

A Recode está com uma iniciativa para apoiar a inserção de jovens de baixa renda no mercado de tecnologia. Até o dia 25 deste mês, o Recode Pro vai selecionar cem pessoas do Rio e de São Paulo para um curso de programação.

"O Recode Pro se propõe a ser essa ponte que une jovens talentosos e motivados em busca de oportunidades a carreiras promissoras na área de tecnologia", explica Luisa Ribeiro, diretora executiva da Recode. 

A formação terá carga horária de 320 horas ao longo de cinco meses. O profissional será capaz de atuar em todas as etapas de desenvolvimento de um site ou aplicativo. Para participar, não é exigida experiência prévia com tecnologia, porém é preciso concluir dois cursos online introdutórios da Recode.

CURSOS DE FÉRIAS

Para quem busca aprimorar o currículo e se atualizar profissionalmente, a Universidade Anhanguera de São João de Meriti está com 250 vagas para os cursos gratuitos de férias. As capacitações são nas áreas de Administração, Saúde, Marketing e Tecnologia, acontecem a partir de terça-feira.

Você pode gostar
Comentários