Por O Dia
Não apenas as questões envolvidas nas provas dos vestibulares pode derrubar um candidato, mas também a angústia e ansiedade na hora da prova. Para controlar esses sentimentos, a psicóloga Ellen Moraes Senra dá algumas dicas, que vão além da garrafinha de água e do chocolate para ativar o cérebro. Que são importantes, mas não a única coisa a se fazer diante do grande número de perguntas das avaliações.
Segundo a psicóloga, é importante não prestar atenção no que acontece ao redor, se tem candidato escrevendo demais ou se estão terminando a prova antes de você.
Publicidade
"Naquele momento é você, sua prova e o tempo que você tem para fazê-la, esqueça o resto. Costumo dizer aos meus clientes que eles absorveram tudo o que podiam até aquele momento, e que o desespero é apenas manifestação do medo de esquecer ou de não passar. É preciso ser confiante", explica Ellen Senra.
Para a psicóloga, a participação dos pais é fundamental para que os jovens se sintam seguros no momento da avaliação. "Oriento os pais a auxiliar no cronograma de estudos e a levar o filho para se distrair no dia anterior à prova, para que não fique 100% focado na avaliação antecipadamente", diz.
Publicidade
Segundo Leonardo Chucrute, diretor geral do Colégio e Curso Progressão, uma boa dica para os pais é propor aos filhos que assistam juntos a filmes de conteúdo histórico, que abordem temas que sempre caem no vestibular.
"Sugiro 'Olga Benário', que aborda o período do governo de Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial. E o filme 'Getúlio', que também é excelente para entender essa época", sugere Leonardo, que citam também 'Mauá - O Imperador e o Rei', que aborda o Império.