No Instituto da Oportunidade Social, acima, os jovens têm contato com os principais softwares utilizados no mercado. Ao lado, alunos participam de palestra na Semana do Pré-Calouro de 2018, no Colégio e Curso Fator - Divulgação
No Instituto da Oportunidade Social, acima, os jovens têm contato com os principais softwares utilizados no mercado. Ao lado, alunos participam de palestra na Semana do Pré-Calouro de 2018, no Colégio e Curso FatorDivulgação
Por O Dia
Estão abertas as inscrições para programas de capacitação que preparam os jovens para ingresso na universidade e no mercado de trabalho. Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o Colégio e Curso Fator realiza, a partir da próxima segunda-feira, a 9ª edição da Semana do Pré-Calouro, com palestras, mesas redondas e oficinas. No Rio, em Bonsucesso, o Instituto da Oportunidade Social (IOS) tem 100 vagas para o curso gratuito de Gestão Empresarial.
O IOS funciona na Unisuam, que fica na Avenida Paris, 72. As inscrições devem ser feitas no local, e são voltadas para jovens entre 15 e 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. Após as aulas os alunos podem ser contratados poe empresas parceiras do IOS. Segundo a direção do instituto, o programa contribuiu, no ano passado, para a colocação de mais de 1.200 alunos no mercado de trabalho.
Publicidade
IOS abre 100 vagas para o curso gratuito de formação profissional para jovens e pessoas com deficiência no Rio de Janeiro - Divulgação
As aulas têm seis meses de duração e incluem conceitos administrativos com aulas práticas nos softwares utilizados no mercado, Educação Digital, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento.
Publicidade
A formação técnica profissional tem sido uma ferramenta eficiente para formar jovens talentos com a agilidade e a qualidade que as empresas demandam, principalmente na área de TI. O IOS, além dessa formação, busca localizar chances de carreira para esses jovens", diz Alecsandra Neri, gestora operacional do IOS.
Colégio e Curso Fator oferece semana de oficinas gratuitas para vestibulandos na Baixada Fluminense - Divulgação
Publicidade
Em São João de Meriti, a Semana do Pré-Calouro busca preparar o jovem para ingresso na universidade. A programação inclui palestras com profissionais de destaque no mercado, nas mais variadas áreas. Na mesa redonda, eles se apresentam e respondem as perguntas do público sobre suas trajetórias profissionais.
A semana de atividades é voltada para jovens que estejam no 8º ano do Ensino Fundamental ou no pré-vestibular. "Nas palestras, eles têm contato com universitários, que tiram dúvidas sobre graduações e primeiras experiências no mercado", diz Rafael Lima, diretor do Colégio e Curso Fator.