EMPREGO SALAO DINHEIRO - ARTE KIKO
EMPREGO SALAO DINHEIROARTE KIKO
Por Marina Cardoso

A demanda por profissionais do setor de beleza tende a ser ampliada. Isso ocorrerá devido ao aumento do número de aplicativos de beleza disponíveis para smartphones e a expectativa do crescimento de salões, segundo o Euromonitor, empresa de pesquisa de mercado. Neste caso, a elevação deve ser de cerca de 4,5% até 2021. Assim, o segmento pode ser ótima opção para quem busca um novo rumo profissional ou pretende ingressar no mercado. Para encontrar uma oportunidade, especialistas ressaltam a importância de investir em capacitação para conseguir o tão sonhado emprego. 

O crescimento de unidades de beleza é reflexo de duas situações: o alto desemprego no país, que faz com que as pessoas se arrisquem em outras áreas, e a vontade de empreender. 

"Diante desse cenário, a profissão tem se mostrado bastante interessante, pois muita gente quer mudar de área radicalmente. É uma formação rápida e com pouco investimento para começar a trabalhar", explica Adriano Vasconcelos, gerente dos cursos de Beleza do Senac RJ. 

Outro ponto que os profissionais destacam sobre o crescimento do segmento de beleza é devido ao aumento de novas tendências do mercado, que pedem profissionais especializados. Exemplo: salões voltados para penteados afro.

De acordo com Eduardo Costa, gerente de marketing do Instituto Embelleze, os profissionais têm procurado se especializar na área por conta dessa possibilidade de ingressar no mercado de forma acelerada. "O segmento da beleza é área rentável e que traz retorno rápido. Os cursos de capacitação não demoram tanto e mesmo durante as aulas, os alunos já estão aptos a trabalhar em determinados segmentos", afirma. 

Foi o caso da cabeleireira Rhanny de Almeida, de 31 anos, que estava desempregada e viu no mercado da beleza uma oportunidade de recomeço. "Sempre fui interessada em cuidar de cabelo. Com o desemprego, eu decidi mudar de profissão e fazer um curso profissionalizante. Agora estou na fase de estágio", explica Rhanny. 

QUALIFICAÇÃO 

Uma das principais orientações dos especialistas para ingressar no mercado de beleza é a capacitação. Há muitos profissionais no mercado, mas nem todos estão aptos a exercer técnicas e funções, que só serão aprendidas quando o trabalhador fizer o curso. "Nos últimos 20 anos, o mercado mudou muito, principalmente, os produtos cosméticos que são aplicados hoje. Esses ativos podem comprometer a saúde do cliente e do funcionário. Além disso, há a questão da biossegurança. São pontos que a pessoa só vai saber ao fazer o curso", afirma Vasconcelos. 

Com a qualificação, os profissionais aprendem a fazer análise capilar, saber qual tratamento aplicar em cada tipo de cabelo, além de entender sobre penteados, cortes e coloração.

 

Você pode gostar
Comentários