Expansão de shoppings abre oportunidades de emprego

Com a construção de dois centros comerciais, em Jacarepaguá e na Tijuca, a expectativa é de geração de 15,9 mil vagas de empregos diretos e indiretos

Por Marina Cardoso

Empreendimento em Jacarepaguá deve gerar mais de 12 mil oportunidades, entre vagas diretas e indiretas
Empreendimento em Jacarepaguá deve gerar mais de 12 mil oportunidades, entre vagas diretas e indiretas -

Rio - Apesar do Estado do Rio ter registrado um aumento no número de vagas de emprego em junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) - foram abertas 2,3 mil oportunidades no mês passado -, a longa fila de pessoas sem ocupação persiste. Diante disso, a expansão de shoppings na cidade pode ser uma boa alternativa para quem está à procura do primeiro emprego ou recolocação no mercado. Dois centros comerciais estão previstos para sair do papel e devem oferecer cerca de 15,9 mil postos de trabalho, entre vagas diretas e indiretas. 

A Multiplan, por exemplo, iniciou as obras do ParkJacarepaguá, o 20º shopping center da companhia. O empreendimento fica na Zona Oeste do Rio. 

A expectativa é que o centro comercial gere aproximadamente 3,4 mil empregos diretos e mais 9 mil indiretos. A inauguração está prevista para o ano que vem.

Está prevista a abertura de 232 lojas. Entre os estabelecimentos que oferecerão oportunidades de emprego, estão quiosques, mega lojas, supermercado, um centro de eventos multiuso, uma pista permanente de patinação no gelo de padrão internacional, sete salas de cinema, um parque de diversão, praça de alimentação com 34 operações, entre outros. 

Segundo o vice-presidente institucional da Multiplan, Vander Giordano, a geração de empregos prevista pelo ParkJacarepaguá é uma grande oportunidade para as cariocas que estão desempregados e buscam há algum tempo uma recolocação no mercado de trabalho. 

"Nesse momento de desafio que vive o país, na expectativa da retomada do crescimento, com alta taxa de desemprego, essa ação é uma grande demonstração de que acreditamos no potencial de crescimento do Rio. O ParkJacarepaguá é um empreendimento que vai gerar mais de 3,4 mil empregos diretos", afirma o vice-presidente institucional empresa.

PARQUE SHOPPING AMERICA

Como foi divulgado em janeiro deste ano, o prefeito Marcelo Crivella autorizou a demolição da sede do America Football Club, na rua Campos Sales, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. No local, serão construídos um shopping center e nova sede social do clube. Fechada desde julho de 2014, no lugar, haverá um novo centro comercial, o Parque Shopping America com capacidade para até 250 lojas, praça de alimentação e salas de cinema.

A expectativa é a geração de 3 mil a 3,5 mil empregos diretos e indiretos antes e após a construção do empreendimento. De acordo com a assessoria do America, ainda não há previsão para a contratação desses funcionários nem de quando o shopping será inaugurado. 

Em nota, o clube informou que as obras da nova sede e do shopping center já começaram com o início da demolição da antiga sede social. Os trabalhos no local estão em andamento.

"(A obra) Já começou a gerar empregos, mas a nossa expectativa é de criar mais vagas ao longo dos trabalhos. Em breve, estaremos ofertando oportunidades de emprego e um empreendimento para a população da Tijuca", afirmou o presidente do America Football Club, Sidney Santana. 

 

Galeria de Fotos

Empreendimento em Jacarepaguá deve gerar mais de 12 mil oportunidades, entre vagas diretas e indiretas Reprodução internet
No Parque Shopping America, na Tijuca, obras já começaram. Empregos devem ser criados em breve Divulgação

Comentários