Senai lança edital para apoiar a inovação na Moda

Os projetos selecionados serão desenvolvidos de forma gratuita na instituição

Por O Dia

Rio de Janeiro 06/12/2018 - Empregos.Planta de Confeccao 4.0 do Senai Cetiqt e suas inovacoes na industria textil.Na foto:Raphaela Gentil.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia.
Rio de Janeiro 06/12/2018 - Empregos.Planta de Confeccao 4.0 do Senai Cetiqt e suas inovacoes na industria textil.Na foto:Raphaela Gentil.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia. -

OCentro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (Senai Cetiqt) e a empresa Stratasys estão com inscrições abertas para o 'Programa de Imersão de Design 3D'. A iniciativa pretende fortalecer projetos inovadores no segmento de Moda Praia que envolvam o uso de impressoras 3D. As vagas são voltadas para estilistas, designers de produto e profissionais que atuam na elaboração de moldes. As inscrições devem ser feitas até o dia 30, pelo e-mail fashionlab@cetiqt.senai.br.

Para participar, os candidatos devem enviar um projeto autoral com o tema 'Praia 3D — Um olhar sobre o futuro da Moda na Praia', que contenham a descrição do conceito e da proposta do produto, cartela de cores e painel de referências visuais para representar o conceito do projeto (mood board).

O processo seletivo será realizado em apenas uma etapa, por uma banca formada por profissionais do Senai Cetiqt e da Stratasys. Serão escolhidos 12 participantes, cujos projetos irão passar por quatro etapas de imersão no espaço Fashion Lab do Senai Cetiqt.

Segundo Bernardo Barbosa, coordenador das ações do Fashion Lab, a capacitação envolve uma série de workshops que irão capacitar os participantes a desenvolver seus projetos utilizando a impressão 3D como principal recurso de produção.

"Entendemos que esse é o tipo de tecnologia fundamental para repensar a indústria da moda, pois preconiza elementos que compõem a quarta revolução industrial. A intenção não é apenas viabilizar novas formas de criação de produtos, mas também estimular novos modelos de negócio", explica Barbosa.

Além da proposta do projeto, os participantes devem encaminhar mensagem com nome completo, portfólio e cópias digitalizadas do CPF e do CNPJ (se for representante ou sócio de uma empresa). Podem participar da seleção profissionais da indústria da Moda e alunos e ex-alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e técnico do Senai Cetiqt. Mais informações pelo site: www.senaicetiqt.com.

CONFECÇÃO 4.0

O Senai Cetiqt fica no Riachuelo. A instituição abriga a primeira planta de confecção 4.0 da América Latina. No equipamento, após o cliente escolher os detalhes da peça em uma tela e ter as medidas mapeadas por sensores, a roupa escolhida fica pronta em 20 minutos.

A Planta de Confecção 4.0 usa inovações como inteligência artificial, internet das coisas, big data, robótica, realidade virtual e realidade aumentada. A única etapa manual da confecção é a de costura, além do profissional de automação industrial que opera a máquina.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Rio de Janeiro 06/12/2018 - Empregos.Planta de Confeccao 4.0 do Senai Cetiqt e suas inovacoes na industria textil.Na foto:Raphaela Gentil.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia. Fernanda Dias/Agencia O Dia
Um tablet faz a leitura de um QR Code: instruções para a costura fotos de Fernanda Dias/Agencia O Dia
O Fashion Lab, no Riachuelo do Senai Cetiqt, é um dos centros da instituição voltados para a inovação Divulgação
Fashion Lab do Senai Cetiqt: polo de inovação no setor de Moda Divulgação

Comentários