Bienal do Livro vai debater o empreendedorismo na literatura
Programação de mesas redondas terá a participação de autores iniciantes que ganharam visibilidade na internet
Por Bernardo Costa
Os caminhos para um autor iniciante hoje passam pela internet. Em plataformas de autopublicação ou mesmo pelas mídias sociais, cada vez mais surgem escritores que, a partir dos leitores/seguidores conquistados na rede, chegam às editoras e prateleiras de livrarias. É um movimento impulsionado pelo público jovem, que está oxigenando o mercado da literatura. O tema será discutido em duas mesas de debates na XIX Bienal Internacional do Livro Rio, que será realizada entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, no Riocentro.
A trajetória do escritor João Doederlein, o @akapoeta, é um dos cases dos novos tempos. Com mais de um milhão de seguidores no instagram, seus versos chamaram a atenção de grandes editoras, que o chamaram no 'direct' (caixa de mensagens privadas da rede social). João assinou com a Companhia das Letras, que editou as publicações 'O Livro dos Ressignificados' (2017) e 'Coração-Granada' (2018).
Publicidade
"Eu estava preparando uma publicação independente quando surgiu o convite. Escrevo na internet desde os 12 anos e fui entendo como ela funciona. Quando comecei a publicar os versos no Instagram, o crescimento foi exponencial", conta @akapoetak, que participa da mesa 'Pequenas Empresas, Grandes Negócios', no próximo dia 3, às 19h.
Publicidade
Para o escritor Bruno Levinson, as redes sociais se adequam bem à publicação de versos e hoje são o maior meio de divulgação de novos poetas. Levinson é curador da mesa 'Poesia Compra Sapato', que será realizada no dia 1º, às 15h. "Na música, muitos artistas ganharam mercado a partir da internet. Isso está começando a acontecer na poesia, que se presta bem ao formato curto e imediato das redes", diz o escritor, que dá dicas para o autor iniciante:
"Escreva muito até atingir um estilo próprio e espalhe a produção o máximo que puder pelas redes sociais. É legal também frequentar saraus e buscar contato com outros autores contemporâneos".
Publicidade
Além das redes sociais, as plataformas de autopublicação, como Wattpad, Bibliomundi e Kindle, da Amazon, também podem ser boas aliadas do escritor iniciante. Basta fazer o upload da obra e começar a divulgação. Juan Jullian conseguiu mais de dois mil downloads do e-book 'Querido Ex', na Amazon, e atraiu interesse da editora Oito e Meio, que publicou o livro físico.
Publicidade
"Para divulgar o e-book, mandei mensagem todos os dias durante seis meses para dezenas de perfis de literatura nas redes sociais. Enviava o livro e pedia resenhas. Deu certo", conta Juan Jullian.