Por Marina Cardoso

Ainda faltam quatro meses para a chegada da alta temporada de turismo, mas é bom ficar atento. As contratações para atuar no setor já começam a dar sinais. Um dos indícios é a movimentação no Banco de Oportunidades de Emprego do Sindicato dos Hotéis do Rio (SindHotéis). A ferramenta lançada é plataforma voltada para que os hotéis encontrarem profissionais. Além disso, a associação estima que na alta temporada deste ano cada quarto de hotel gere quatro empregos, sendo um direto e três indiretos.

De acordo com o vice-presidente do SindHotéis e da Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), José Manuel Caamaño, o banco de oportunidades é uma ferramenta que visa facilitar o setor da hotelaria a encontrar profissionais que ocuparão as vagas em aberto e futuras oportunidades.

"Percebemos a necessidade de criar uma ferramenta nesse setor, pois notamos que há uma série de profissionais bons fora do mercado e com vagas que nem chegam até eles", afirma o vice-presidente. 

As oportunidade são disponibilizadas pelos empreendimentos hoteleiros associados ao banco de hotéis em um espaço onde os interessados podem se cadastrar e colocar currículos à disposição (https://hoteisrio.com.br/oportunidades). 

Para este ano, a expectativa é de melhora no cenário hoteleiro. "Esperamos um segundo semestre bem melhor do que o ano passado, e junto com expectativa vem a necessidade de contratação de mão de obra", sinaliza Caamaño. Segundo o SindHotéis, a projeção na alta temporada é de contratação de até 20% a mais do que nos outros meses. 

Porém, Caamaño explica que o setor não foca só na contratação de funcionários em alta temporada. "Não podemos esquecer que o Rio tem potencial para admitir trabalhadores em outros períodos do ano. Pouco se fala sobre nosso turismo corporativo, que configura os meses entre março a novembro e que tem crescido bastante a cada ano, e é uma possibilidade de gerar emprego", afirma. 

Para Fernando Blower, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), a expectativa é de ligeira melhora. "Existe todo o ano movimento de sazonalidade, o que faz com que o final do ano seja melhor. Com certa estabilização da economia, estimamos um ano melhor comparado a 2018", explica. 

Segundo ele, é preciso criar mecanismos para mudar o cenário de bares e restaurantes. "O setor gera 110 mil empregos ao ano. São abertas muitos postos e é muito forte no Rio. Mas precisamos de soluções para que o impacto de contratação seja mais forte", finaliza.

Você pode gostar
Comentários