Palavras-chave podem deixar o currículo mais atrativo para o recrutador

Estudo mostra quais são os termos ideais para cada carreira. Confira como usar

Por Marina Cardoso

currículo
currículo -

Rio - Não é novidade que um currículo objetivo e claro pode aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista de emprego e concorrer à vaga desejada. Os recrutadores veem com bons olhos um documento dentro dessas especificações. Mas, o que talvez muitos não saibam é que ter palavras-chave deixará o currículo mais 'encontrável' para os entrevistadores. Com base no estudo feito pela Revelo, plataforma de recrutamento digital, é possível saber quais são os termos ideais para usar no currículo em cada carreira. 

Para fazer este estudo, a Revelo agrupou os candidatos que tiveram sucesso em receber convites para entrevistas neste ano na plataforma. Os profissionais foram divididos entre as principais carreiras de seu interesse.

Entre elas Finanças, Marketing Digital, Gestão e Negócios, Desenvolvimento, TI e Design. Foram então averiguadas as principais habilidades digitadas, para depois serem filtradas quais palavras que mais aparecem nesses perfis.

"Para o levantamento, a plataforma analisou mais de 8,3 mil currículos de diferentes candidatos, no período de janeiro a agosto deste ano", afirma Adriana Ferreira, líder de Sucesso do Cliente da plataforma. 

 

POSSIBILIDADE PARA CANDIDATO

Para área de Finanças, por exemplo, termos como 'análise financeira', 'fluxo de caixa' e 'Excel' foram bem recorrentes e podem criar uma possibilidade para o candidato. Já para Marketing, as palavras-chave que podem deixar o currículo mais 'encontrável' são 'SEO', 'Google Adwords' e 'social media' (confira abaixo mais termos).

A partir do estudo, a especialista explica que os candidatos devem descrever de forma objetiva quais são as palavras-chave pertinentes à sua área de atuação. "Isso certamente ajuda o recrutador a entender se o candidato tem condições reais de assumir a oportunidade em aberto", afirma Adriana. 

Mas, é importante ter em mente que nem sempre o RH responsável pelas primeiras fases do processo seletivo de fato entende profundamente sobre a atuação de um profissional da área em questão. Por isso mesmo, o candidato deve montar um currículo bastante claro para que gestores de outras áreas também compreendam que ele é um profissional qualificado para a vaga.

No entanto, é preciso ressaltar que as palavras-chave não devem ser vistas como as únicas responsáveis por garantir o sucesso do candidato. "Elas ajudam a otimizar o currículo dos profissionais e torná-los mais fáceis de ser encontrados, principalmente em processos online, mas vale destacar, que além de ser avaliado pelo documento, a pessoa tem que responder a testes técnicos e se sair bem na entrevista com o recrutador", observa Adriana.

Conquista da Vaga

Para Jaciane Cardoso, 30 anos, analista financeira, a inserção de palavras-chave foi um passo muito importante para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. "Para preencher um currículo com capacidade para disputar a chance, fui atrás do que as empresas estavam buscando. Coloquei palavras-chave que se assemelhavam e que pudessem chamar atenção", explica. 

Já Vanessa Bezerra, 28, da área de Marketing Digital, conta que precisou ir atrás de capacitações para preencher com esses termos o documento. "Procurei ser muito clara, colocando as palavras-chave relevantes do qual tenho domínio para falar e trabalhar", explica. 

 

PALAVRAS-CHAVE

Finanças

Análise, análise financeira, planejamento financeiro, contabilidade, contas a pagar, custos, fluxo de caixa, crédito, Excel, auditoria, cobrança, conta, opex, riscos e conciliação bancária.
 
Gestão e Negócios
 
Product management, business development, análise de dados, operações, management agile, gestão de projetos, marketing de vendas, análise, agile, marketing online e online BI.
 
Marketing
 
Marketing management, Adobe, analytic, SEO, media, social media, media analytics, display retargeting, mail marketing, Google Adwords, LinkedIn Ads, CRM, Excel, Search e app.
 
Design
 
Design UX, graphic design, Adobe XD, interface, UX, UI, experiência usuário, design, product, aftereffect, animate, CSS, identidade visual, agile, web, design thinking, Corel Draw e HTML.
 
Desenvolvimento
 
Javascript, HTML, Android, GIT, bootstrap, bootstrap css, AWS, ASP Net, Angular JSM, CSS, Java, SQL, Android Studio, Net, PHP, Python, Ruby, Ajax e BDD Firebase.
 
Tecnologia da Informação (TI)
 
Devops, windows server, apache, pen test, configuration management, azure, bash script, agile, ansible, cloud, linux, linux system, system administration, aws, firewall e redes.

Comentários