Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj) - Divulgação
Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj)Divulgação
Por Marina Cardoso

Rio - Representantes do setor de varejo se reúnem, hoje e amanhã, na 2ª edição do Conecta Varejo para apresentar as novas tecnologias voltadas para o ramo, que acontece no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul. Organizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj) e Escala Eventos, a iniciativa terá uma novidade este ano: um novo formato, que trará as principais tendências em tecnologia não só para o segmento de supermercados, mas também para food service, farmácias, shoppings e moda, além de soluções elaboradas exclusivamente por startups.

Com mais conteúdo e expositores, outra novidade é que os visitantes terão a possibilidade para se aprimorar e conhecer as inovações do setor para vendas físicas e online e contratar as melhores soluções para o negócio. No espaço haverá estandes de exposição, palestras, painéis, área dedicada a startups, auditório e experiências tecnológicas para visitantes, com cases sobre diferentes estágios e momentos do uso da tecnologia e como aplicá-la no dia a dia.

De acordo com o organizador do evento, Fábio Queiróz, presidente da Asserj, os visitantes poderão se conectar com o que há de mais inovador em tecnologia para o varejo, conhecer as melhores ferramentas para seu negócio e aprender como dar início a uma cultura digital. "A expectativa é reunir cerca de dois mil executivos, empresários e compradores para apresentar as novidades dos setores do varejo. Serão três palcos simultâneos com extensa programação", explica.

INOVAÇÕES

A tecnologia está transformando o varejo nos últimos anos e a tendência é que ocupe cada vez mais espaço no mercado de vendas. Essas são questões que serão debatidas no Conecta Varejo 2019. Pesquisas do mercado, indicam que, até 2020, 50% das solicitações dos clientes de varejo serão conduzidas, pelo menos parcialmente, por meio de aplicativos de Inteligência Artificial. As empresas do futuro serão essencialmente tecnológicas e as empresas do presente precisam se preparar para isso. "Otimizar processos logísticos com tecnologia é reduzir custos, e torna as empresas mais competitiva", completa Queiróz.

Entre as inovações que serão apresentadas no evento estão o primeiro canudo comestível biodegradável, com diferentes cores, cheiros, sabor e tamanhos; impressora 3D de alimentos; provador e vitrine interativa, que permite experimentar roupa sem ir ao provador. 

Um dos produtos que será apresentado é o canudo comestível biodegradável, que são feitos com açúcar, gelatina bovina e amido de milho. Além de proteger o meio ambiente substituindo o plástico, o produto é 100% personalizável.

Os canudinhos possuem diversos tamanhos, não exigem métodos especiais de conservação. Há opções de sabores em limão, laranja lima, morango, canela, maçã verde, chocolate e gengibre. Segundo os criadores espanhóis, os canudos não alteram o sabor da bebida e levam até uma hora para se desmancharem. 

Uma plataforma que será apresentada é a PayN'Go - de realidade aumentada. O objetivo é que os supermercados e varejistas otimizem suas vendas através do smartphone dos clientes. 

 

Você pode gostar
Comentários