Semana do Empreendedor terá palestras, oficinas para apoiar a gestão de pequenos negócios, além de mutirão do Sebrae para visita para micro empresários
 - Divulgação
Semana do Empreendedor terá palestras, oficinas para apoiar a gestão de pequenos negócios, além de mutirão do Sebrae para visita para micro empresários Divulgação
Por Marina Cardoso

Rio - Os amigos Matheus Almeida e Bernardo Cordeiro, ambos de 24 anos, e Sylvana Souza Cruz, de 61, têm idades distintas, mas pelo menos um ponto em comum. Os três viram uma oportunidade para empreender e resolveram apostar na criação do próprio negócio e se lançar no mercado de trabalho. Eles se juntam ao universo de cerca de 1,5 milhão de empreendimentos em todo o Estado do Rio, que representa 99,5% do total de empresas privadas e empregam 51% dos trabalhadores com carteira assinada. E por falar em quem investe no próprio negócio, no próximo sábado, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, e o Sebrae preparou diversas atividades.

No país, os pequenos negócios representam 99% do total de empresas privadas, ou seja, 14 milhões de empreendimentos. As firmas empregam 55% do total de trabalhadores com carteira assinada e são responsáveis por 27% do PIB do país.

Para Sylvana, o empreendedorismo foi um caminho para trabalhar. "Era terceirizada, mas acabei afastada do emprego. Para me manter no mercado de trabalho, resolvi apostar no negócio de bolos, biscoitos e rocamboles para conseguir ter uma renda. Minhas filhas que disseram que deveria investir nos doces e logo comecei a receber encomendas", conta.

A doceira, que usa a cozinha de casa no Grajaú, diz que trabalhar de forma autônoma mudou sua rotina. "Tenho meus horários e me organizo conforme posso. Amo o que faço", explica Sylvana, que tem a Sabor de Mãe há dois anos e meio. 

Sylvana abriu a Sabor de Mãe após ter sido dispensada do emprego - Arquivo pessoal

No colégio e nas ruas de Bento Ribeiro, Matheus e o seu sócio começaram a vender camisas. Com o passar do tempo, viram a necessidade de se formalizar. "Começamos entre amigos, mas depois só eu e Bernardo prosseguimos e criamos a .PorMenor. Formalizamos o MEI e fizemos cursos no Sebrae. Também optei por fazer faculdade na área", lembra Matheus.

Desde do início da criação da marca, já estiveram em exposição de moda pelo Rio e com pontos de venda em São Paulo e Rio Grande do Sul. "Decidimos empreender, pois vimos oportunidade de falar do Rio suburbano e da periferia, além das praias e Zona Sul, que são bairros ricos em cultura", afirma Matheus.

Matheus e Bernardo, de 24 anos, decidiram apostar no empreendedorismo com a marca de roupas .PorMenor - Arquivo pessoal

Semana do Empreendedor

Amanhã, colaboradores do Sebrae vão a campo visitar micro e pequenas empresas brasileiras para homenagear quem faz a diferença no empreendedorismo. O mutirão é o pontapé das comemorações do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. O diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Cezar Rezende, ressalta a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico.

Em paralelo, de amanhã até o dia 11, ocorrerão atividades do 'Empreendedorismo Week in Rio' (confira no quadro ao lado). São palestras, oficinas, cursos e webinar para apoiar a gestão dos pequenos negócios. A programação conta com evento cultural, na Praça Tiradentes.

 

PROGRAMAÇÃO
Publicidade
HOJE 
Palestra 'Como se tornar um MEI' às 14h. Endereço: ER Rio de Janeiro III - sala 1, na Rua Manuela Barbosa, 46, no Méier.
Publicidade
Oficina de 'Criação de conteúdo para Mídias Digitais' às 9h. Endereço: ER Rio de Janeiro II, na Avenida das Américas, 3.555, na Barra da Tijuca. 
AMANHÃ
Publicidade
Palestra 'Talk - O segredo para vender melhor' às 17h. Endereço: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), na Praça Tiradentes, 69, no Centro do Rio.
Palestra Empretec o caminho para o sucesso às 18h30. Endereço: ER Rio de Janeiro - Auditório 1, na Rua Santa Luzia, 685 - 9º andar, no Centro do Rio.
Publicidade
DIA 4/10
Seminário 'Rodas de samba: cidade, patrimônio e desenvolvimento' às 14h. Endereço: Crab - Praça Tiradentes, 69, no Centro do Rio.
Publicidade
INSCRIÇÃO
Confira a programação completa e se inscreva no link http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/valorizeopequenonegocio. 
Publicidade
Você pode gostar
Comentários