Emprego - Reprodução
EmpregoReprodução
Por Marina Cardoso

Rio - Não é de hoje que os cursos online viraram uma opção para quem pretende se especializar profissionalmente. E com a pesquisa da Samba Tech, plataforma voltada para a distribuição de vídeos online na América Latina, pode se comprovar que o segmento de Educação a Distância (EaD) no Brasil se tornou uma realidade. Entre o levantamento feito com mais de 4 mil pessoas de todos os estados do país, 56% delas buscam cursos na internet para se atualizar profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho. 

De acordo com Nathalia Tameirão, coordenadora de marketing da Samba Tech, o número alto de pessoas que procuram cursos online mostra a realidade do mercado. "O cenário está cada vez mais acirrado e rigoroso. Mesmo quem está empregado e tem carreira sólida precisa buscar formas de enriquecer o currículo e a possibilidade na maioria das vezes se esbarra com aulas online", explica. 

Rio - Os cursos ganham destaque por conta da comodidade de fazer especialização sem sair de casa, há também o fator de quem não tem tempo de deslocamento, pois trabalha e estuda todos os dias. Além disso, existe a questão financeira, já que que costumam ser mais baratos do que os cursos presenciais. 

"Elas querem obter certificados que sejam bons para o mercado, melhorar o currículo, e o que tem sido visto é que os cursos onlines não têm deixado a desejar. Apresentam recursos tecnológicos para auxiliar os alunos", afirma Nathalia.

Segundo a pesquisa, 72,8% disseram que consomem cursos EaD frequentemente - o que corresponde a faixa etária de 19 a 34 anos. Outros 58% estão na Região Sudeste e 32,4% têm ensino Superior completo.

Destaques

Um dos destaques é sobre a motivação de quem busca um curso EaD. As ocupações profissionais que mais buscam são analistas (31,7%), profissionais autônomos (28,9%) e estagiários (14,7%). Enquanto que os que menos buscam são gerentes (5,9%), CEO's (5,6%) e diretores (3,6%). Ou seja, quanto mais baixo o cargo, mais as pessoas estão dispostas a se qualificarem por meio de cursos online. Isso também pode estar associado à quanto elas estão dispostas a pagar por um curso. Assim, 42,3% disseram estar dispostos a pagar até R$500 e 31,7% pagariam até R$100.

"Outro ponto interessante é que a pesquisa mostrou que para quem está iniciando a carreira, os cursos online são essenciais na bagagem profissional", finaliza Nathalia.

Confira os cursos disponíveis

- Veiga de Almeida

Na Universidade Veiga de Almeida, os cursos de ensino a distância mais procurados no primeiro semestre deste ano foram os de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção. No EaD, todos os tutores, como são chamados os profissionais que interagem com os alunos, são professores da instituição. Para acessar os cursos disponíveis da universidade, basta acessar o site https://www.uva.br/modalidad/distancia.
Publicidade
 
- IBMR
Publicidade
 
O Centro Universitário IBMR oferece cerca de 28 cursos de graduação semipresencial, e atualmente lançou mais oito novos cursos. Entre eles há aulas de Nutrição, Educação Física, Design Gráfico, Gestão da Tecnologia da Informação, Segurança da Informação e Sistemas para Internet. Para conhecer, acessar o link www.ibmr.br/semipresencial. No dia 26 haverá vestibular para os cursos. Os melhores colocados podem garantir bolsa de até 100% durante toda a graduação.
Publicidade

- Anhanguera
Publicidade
 
Na Anhanguera, os cursos variam ao longo do ano, mas atualmente há 25 na grade. Entre eles Licenciatura de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História, Empreendedorismo, Gestão em Turismo, Segurança Pública, Recursos Humanos e Gestão Hospitalar. As inscrições podem ser feitas no site www.vestibulares.com.br/.
Publicidade

- Estácio
Publicidade
 
Por último, na Universidade Estácio, há mais 150 de cursos de graduação e pós-graduação (latu sensu) a distância totalmente online. A instituição também conta com cursos livres e de extensão, que podem ser realizados sem restrição por qualquer pessoa. "Apostamos na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e mantermos os nossos currículos alinhados com as necessidad
Você pode gostar
Comentários