Temporada de cruzeiros: oportunidades para conseguir um emprego

Temporada de cruzeiros começa nesta semana e promete gerar mais vagas temporárias do que o ano passado. São esperadas a criação de 33,9 mil postos

Por Marina Cardoso

Começou a temporada de cruzeiros no Rio de Janeiro. Os primeiros navios atracaram hoje no Pier Mauá. Fiz também, fotos do entorno do bairro.
Começou a temporada de cruzeiros no Rio de Janeiro. Os primeiros navios atracaram hoje no Pier Mauá. Fiz também, fotos do entorno do bairro. -

Rio - A maré virou para o setor de turismo, pelo menos nas viagens de cruzeiros. Isso porque este ano o setor prevê um crescimento de 6% no fluxo de turistas para a temporada que começa esta semana, segundo análise da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). Com o setor em crescimento, aumentam também as oportunidades de empregos diretos e indiretos gerados pelos cruzeiros. Para 2019/2020, a previsão é de abertura de cerca de 33.900 postos de trabalho, 5,96% a mais do que a temporada passada (31.992). 

Segundo a Clia Brasil, a estimativa de oportunidades é puxada pelo aumento no período da temporada, que será a mais longa da história, de 15 de novembro a 14 de abril do ano que vem, e no aumento de navios na rota, com oito embarcações, além do número de cruzeiristas este ano. 

Para as chances de trabalho previstas com as viagens para este ano e início do ano que vem, os postos contemplam atividades dentro e fora dos navios. Os empregos se referem a vagas para tripulantes e na cadeia de apoio, que envolve agências receptivas de turismo, bares e restaurantes, meios de transporte, rede hoteleira e comércio (presentes).

Para os tripulantes, que atuam dentro dos navios, há diversas funções de trabalho. Segundo Jerusa Pedrosa, chefe executiva da Infinity Brazil, empresa de RH que realiza processos seletivos de contratação em cruzeiros, um dos pré-requisitos é ter inglês avançado ou fluência na língua estrangeira.

"Também há muitos cargos que pedem experiência prévia. Vai depender do que o profissional busca exercer dentro dos navios", afirma.

PIER MAUÁ

De acordo com o gerente de operações do Pier Mauá, Alexandre Gomes, as vagas não ficam só por conta de navios que transitam pela costa brasileira. Devido à temporada, ele informa, são criadas também oportunidades temporárias de trabalho no Pier Mauá. 

"Há chances para seguranças, carregador de bagagem e estagiário de turismo, que tem a oportunidade de vivenciar a realidade no turismo carioca", explica. 

Mas, ainda segundo ele, a maioria das oportunidades geradas é de forma indireta, ou seja, fora do Pier Mauá. "Neste período, pessoas com domínio de língua inglesa e espanhola têm oportunidades. Por isso, é interessante profissionais procurarem empresas de turismo, que neste período contratam guias, para recepcionar os cruzeiristas", finaliza o gerente de operações. 

 

Como se inscrever para as vagas

Uma das empresas que está com oportunidades de emprego para cruzeiros é a Infinity Brazil. Há vagas para as áreas de restaurante, bar, governança, cozinha, entretenimento, fotografia, vendas, técnico, segurança, recepção, departamento médico e excursões. As inscrições devem ser feitas no site www.infinitybrazil.com.br. Para se candidatar às oportunidades abertas, o interessado deve fazer um cadastro. 

Além da Infinity Brazil, as agências Rosa dos Ventos (www.rosadosventosbrasil.com.br) e ValeMar (www.grupovalemar.com) também fazem a seleção de profissionais para cruzeiros. Na última, a maioria das vagas exige ter, no mínimo, 18 anos de idade e inglês entre intermediário e fluente. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Começou a temporada de cruzeiros no Rio de Janeiro. Os primeiros navios atracaram hoje no Pier Mauá. Fiz também, fotos do entorno do bairro. Estefan Radovicz
Há oportunidades para as áreas de bares, restaurantes, entretenimento, fotografia e segurança Divulgação

Comentários