Rio - Conhecido popularmente como um aplicativo para troca de mensagens instantâneas e chamadas de voz e vídeo, o WhatsApp se tornou uma ferramenta para além da conversa entre amigos e familiares. Empresas estão utilizando o app para fazer o recrutamento de candidatos e selecionar profissionais para ocuparem os cargos em aberto.
Uma delas que investiu nesse modelo de seleção de pessoal é o Burger King Brasil, que faz o processo inicial no aplicativo. Além disso, a ferramenta também funciona como um banco de currículos. Ao encontrar alguma oportunidade que tenha interesse na companhia, o candidato pode cadastrar o currículo por meio do WhatsApp (11) 94317 6360.
"A partir desse momento, os dados já são enviados para o banco de currículos, onde cada restaurante e também o time corporativo terão acesso a uma base de candidatos, podendo então filtrar os que mais se adequam ao perfil com os requisitos básicos para cada função", afirma Marcia Baena, vice-presidente de Gente & Gestão da companhia.
Nesse cenário, quando um candidato se enquadra em uma vaga, recebe perguntas básicas sobre seu perfil, que pode levá-lo a um encontro presencial pré-avaliado com os gestores.
Na consultoria de Recursos Humanos Adecco, o WhatsApp compartilha informações sobre vagas em grupos criados pela empresa e para agilizar a comunicação com candidatos.
"As oportunidades são divulgadas com mais facilidade e o app facilita o contato, com velocidade da informação e proximidade. Usamos o app para fazer entrevistas via vídeo conferência, o que elimina a necessidade de descolamento para entrevista convencional", explica Kerullen Sá, coordenadora de Serviço e Qualidade da empresa.
Sem falar que especialistas falam na acessibilidade para os candidatos. "No Brasil, 61% dos brasileiros são usuários ativos. É uma ferramenta acessível", explica Marcia.