Milena Torres durante a aula inaugural no polo de Mesquita: unidade vai oferecer os cursos de Geografia (Uerj) e Administração (UFFRJ) - Gabriel Lobo/Divulgação
Milena Torres durante a aula inaugural no polo de Mesquita: unidade vai oferecer os cursos de Geografia (Uerj) e Administração (UFFRJ)Gabriel Lobo/Divulgação
Por Bernardo Costa

Desde os 15 anos Renan Muniz de Assis gera renda por conta própria. À época, o negócio era comprar balas no depósito e revender por mais caro para colegas da escola, em Realengo, onde foi criado. Hoje com 26 anos, é dono da própria empresa, que o fez conhecer 20 países em sete anos. Renan quer mais. Passou em oitavo lugar em Administração na Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ), em Seropédica, por meio do Consórcio Cederj, que completou 20 anos com o lançamento do novo polo em Mesquita, na Baixada Fluminense, onde o jovem vai estudar.

O Cederj é formado por sete universidades públicas do Estado do Rio, que oferecem 17 cursos de graduação a distância no modelo semipresencial: aulas e atividades online combinadas com mentorias e avaliações presenciais nos polos de apoio. Para Renan, proprietário da Sena, Muniz & Associados, que presta consultoria sobre comércio internacional, o formato vai lhe permitir estudar enquanto visita feiras, eventos e clientes no exterior.

Renan Muniz de Assis, de 26 anos, em Paris, na França: participação em conferência sobre reciclagem - Divulgação

"Cheguei a cursar as faculdades de Engenharia de Produção e Economia, mas não consegui concluir as duas porque, com as viagens, eu não conseguia acompanhar o calendário de provas", conta o jovem empreendedor, que atua no ramo de compra e venda de metais não ferrosos e, com o curso de Administração, pretende abrir novas empresas no futuro.

Renan Muniz terá apoio no polo de Mesquita junto com Milena de Sousa Torres, de 19 anos, que passou para Geografia na Uerj também pelo Consórcio Cederj. Assim como o colega, ela também quer empreender, mas no ramo da Educação.

Milena Torres durante a aula inaugural no polo de Mesquita: unidade vai oferecer os cursos de Geografia (Uerj) e Administração (UFFRJ) - Gabriel Lobo/Divulgação

"Tenho o sonho de ser professora e abrir a minha própria escola. Quero que seja no meu bairro (Palhada, em Nova Iguaçu), pois faria bem para a região", diz Milena.

Ela já deu os primeiros passos: colocou uma placa na porta de casa oferecendo aulas de reforço para alunos do Ensino Fundamental. "Tenho um aluno até o momento. É uma forma de conseguir meu próprio dinheiro", diz Milena.

Inscrições para próximo vestibular terão início em abril

Administrado pela Fundação Cecierj, o Consórcio Cederj é pioneiro na oferta de ensino a distância no Estado do Rio. Participam do projeto as seguintes universidades: Cefet/RJ, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. As inscrições para o próximo vestibular estão previstas para abril.

Além do polo de ensino em Mesquita, que teve a primeira aula no sábado, a Fundação Cecierj pretende inaugurar nova base de apoio em Teresópolis, na Região Serrana, no segundo semestre. No momento, há 34 polos de ensino em diferentes regiões do estado.
Publicidade
Segundo Gilson Rodrigues, presidente da Fundação Cecierj, o ano que marca duas décadas de atividades do consórcio terá ainda nova oferta de cursos, como Engenharia Meteorológica. A graduação passou a ser oferecida neste semestre na Uenf, com acompanhamento no polo de Macaé.
Você pode gostar
Comentários