Inscrições abertas para alfabetização vão até o próximo sábado

No Rio, são sete localidades que oferecerão o programa da Estácio

Por O Dia

As aulas aconteceram no período noturno com duração de três horas por dia, duas vezes por semana, e são totalmente gratuitas
As aulas aconteceram no período noturno com duração de três horas por dia, duas vezes por semana, e são totalmente gratuitas -

Rio - A Universidade Estácio está com as inscrições abertas para mais uma edição do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. Nesta edição, a Estácio ampliou para 12 o número de unidades que vão oferecer gratuitamente o programa em todo o país. No Rio, são sete localidades que oferecerão o programa. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 deste mês.

Segundo Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio, a meta é levar o programa a todas as unidades da instituição no Brasil. "Estamos alinhados e queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campi. Os dados do IBGE nos mostram que a batalha ainda é bem grande", comenta.

Para chegar aos alfabetizandos, a Estácio busca lembrar à comunidade no entorno das unidades que todos podem contribuir para transformar significativamente a vida destas pessoas. "A maioria dos nossos alunos, precisa de alguém que os leve à Unidade para conhecer o programa. Neste momento, é fundamental que conhecidos e familiares os incentivem a dar este primeiro passo." afirma Alexandra Witte, coordenadora do programa da universidade.

AULAS

As aulas aconteceram no período noturno com duração de três horas por dia, duas vezes por semana, e são totalmente gratuitas. Durante quatro meses, os alfabetizandos tem aulas com estudantes dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio - como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática - além da participação do corpo docente da Instituição.

O objetivo é de que, ao término, os alunos se tornem capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples e usar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias.

Desde sua criação, em 2018, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos já contou com a participação de mais de 500 alunos.

 

Endereços onde terão o curso

Mais informações podem ser obtidas nas salas de matrícula dos próprios campi ou por meio da central de atendimento 0800 880 6767 ou 4003-6767.

Aqui no Estado do Rio, quem quiser aprender a ler e a escrever deverá selecionar uma das sete unidades seguintes: Estácio Via Brasil (Irajá), Estácio Ilha do Governador e Estácio Nova América (Del Castilho), na Zona Norte do Rio. Na Zona Oeste, será no campo da Estácio Taquara. Na Região Metropolitana, o programa será oferecido na Estácio Alcântara, Estácio Queimados, na Baixada Fluminense, e, por último, na Estácio Resende. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários