Serão mais de 80 franquias associadas que os participantes vão poder conhecer - Divulgação
Serão mais de 80 franquias associadas que os participantes vão poder conhecerDivulgação
Por O Dia
Rio - Mesmo antes da pandemia do coronavírus (covid-19), o franchising já havia se tornado uma alternativa para os brasileiros apostarem em uma nova carreira profissional. Com o momento atual no país, mais profissionais devem buscar novas alternativas de renda. Assim, a feira de franquias que ocorre todo ano é uma porta para quem está à procura de um novo negócio. Neste ano, por conta do isolamento social, a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF-Rio) realiza a edição de forma virtual. O evento começa nesta sexta-feira e vai até o dia 1º de outubro. 
Durante a expo de franquias, o participante vai ter uma semana de contatos e vai poder conhecer marcas de diferentes segmentos em um ambiente totalmente online e interativo. São mais de 80 redes associadas, nacionais e internacionais, dos mais variados segmentos e com investimento inicial a partir de aproximadamente R$ 20 mil.  
Publicidade
Para o presidente da ABF Seccional Rio, Beto Filho, esse é o momento de o franchising se unir e mostrar seu potencial para reverter essa situação e crescer. "É um evento de retomada. Um evento virtual como esse faz o sistema ganhar uma dimensão ainda maior, pois já é reconhecido como uma porta de entrada para o empreendedorismo e agora terá mais um canal acessível a qualquer pessoa interessada em investir. Nesse evento estamos com uma perspectiva positiva de que vamos mostrar nossa organização e abrir caminho para uma recuperação mais fonte no segundo semestre e no começo de 2021”, declarou.
SETOR EM CRESCIMENTO
Publicidade
Depois de um impacto maior no começo da pandemia, o setor de franquias vem apresentando uma redução de perdas mês a mês, sendo que em junho alguns segmentos como Saúde, Beleza e Bem Estar e Serviços e Outros Negócios apresentaram quedas de apenas 1% e 7%, respectivamente, de acordo com estudo da ABF/AGP.

No Rio, considerando os dados do 2º trimestre de 2020, o estado continua sendo o 2º com o maior número de redes e unidades em operação, ficando atrás apenas de São Paulo. Entre abril a junho deste ano, o estado cresceu 1% em número de redes, atingindo o patamar de 830 marcas em operação. Além disso, em unidades também expandiu 4%, com 11.601 pontos de venda. Os segmentos que concentram a maior parte das unidades franqueadas no Estado do Rio são alimentação (31,9%), saúde, beleza e bem-estar (17%) e moda (13,2%).
Os interessados podem se inscrever pelo link: https://bit.ly/2EJH2vS. Caso tenha interesse em expor, entre em contato com a Vania ou Dil Melo pelo e-mail: [email protected]
Publicidade
Expositores
Um dos expositores que estará presente é o Grupo Alento Franchising, holding das marcas Billy The Grill, Vizinhando, Naa! Sushi Bare a CK Brazil, que participa com sabor ainda mais especial, pois está comemorando 10 anos no mercado de Food Service. Hoje são mais de 30 franqueados, que tocam os mais de 50 restaurantes em operação.
Publicidade
O grupo acabou por se fortalecer ainda mais na pandemia, com aceleração dos negócios com crescimento de 2,4 vezes do delivery em faturamento e mais de 9% na reabertura do setor. No mesmo período foram também lançadas as marcas Billy Burger e VZ Burgers, no modelo dark kitchen, operadas dentro das lojas Billy The Grill e Vizinhando, respectivamente, especializadas em vendas de hambúrgueres e sanduíches.

"A pandemia trouxe muitos desafios, mas também trouxe algumas oportunidades. Hoje está mais simples e mais barato empreender porque aprendemos a operar os negócios de forma mais otimizada", explica o presidente do Grupo Luiz Felipe Costa, que gravou a palestra “Como as conexões do franchising impulsionaram os negócios na pandemia”, que ficará disponível para os visitantes da feira virtual nos 7 dias de evento.