A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH)
A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) Imagem Arquivo
Por O Dia
Prorrogadas as inscrições para 150 vagas em cursos de capacitação profissional às mulheres fluminenses
As vagas são destinadas às moradoras de Duque de Caxias, Arraial do Cabo, São Gonçalo e entorno. Interessadas têm até o próximo dia 26 para confirmar a presença nas aulas
Publicidade
Os cursos de empreendedorismo e mídias sociais e economia solidária oferecidos no projeto-piloto Qualifica Mulher têm novo prazo para inscrição. As interessadas podem se candidatar até a próxima quarta-feira (26). No total, estão sendo ofertadas 150 vagas às moradoras das cidades fluminenses de Duque de Caxias, Arraial do Cabo, São Gonçalo e entorno.
O objetivo da ação é estimular o empreendedorismo entre mulheres em situação de vulnerabilidade social no contexto pós-pandemia. Entre os requisitos para participar, constam a idade de 18 a 60 anos e ensino fundamental completo. Os editais também reservam vagas para indígenas e pessoas com deficiência (PCDs).
Publicidade
A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e conta com o apoio do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para lecionar as aulas na modalidade educação a distância (EaD).
"Estamos vivendo um momento que é preciso se reinventar, empreender e transformar crise em oportunidade. Acreditamos que os cursos vão oferecer condições para que as mulheres possam explorar o seu potencial produtivo”, afirma a secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto.
Publicidade
Investimento
A partir do investimento de cerca de R$ 249 mil do MMFDH, a parceria firmada com o IFRJ prevê, ao todo, a capacitação de 850 mulheres em nove cursos: dois à distância — economia solidária e empreendedorismo e mídias sociais — e sete presenciais — cabelo afro, informática, base de confeitaria, salgadeira, reciclagem, artesã e corte costura.
Publicidade
As vagas estão divididas entre seis municípios do estado do Rio de Janeiro. Serão 150 para Arraial do Cabo, 160 para Belford Roxo e Nova Iguaçu, 180 em Duque de Caxias, 120 em Nilópolis e 240 para São Gonçalo. Os treinamentos acontecem pelo período de um mês. As atividades presenciais irão contar com um auxílio para apoiar as alunas nos deslocamentos e alimentação durante o curso.