As aulas começam 19 de julho, e participante deve ter noções de informática.Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Por O Dia
Com a propagação do home office e outras práticas de trabalho a distância devido à pandemia de coronavírus, os ataques virtuais ganharam propulsão. Com mais pessoas trabalhando em casa, os cibercriminosos impulsionaram as investidas para conseguir mais cliques e infectar dispositivos, roubar e alterar dados, além de afetar computadores que operam em rede. Uma pesquisa recente da Cisco Systems, Inc. apontou que 40% das empresas no mundo relataram uma ocorrência relevante de segurança nos dois últimos anos.
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em parceria com a Cisco Networking Academy, abre na segunda-feira (12/07), as inscrições de dois cursos gratuitos online de tecnologia: Introdução à Cibersegurança e Introdução à Internet das Coisas. As aulas começam 19 de julho, e participante deve ter noções de informática.
Publicidade
"O mundo interconectado de hoje faz com que estejamos mais suscetíveis às ameaças cibernéticas. Os ataques virtuais se aproveitam das vulnerabilidades dos nossos dispositivos e redes podendo gerar enormes prejuízos. Conhecer e eliminar essas ameaças não é mais uma opção, é uma necessidade", afirma Willian Coelho, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.
No curso de Introdução à Cibersegurança o aluno aprenderá sobre segurança cibernética, proteção de sua privacidade online, em redes sociais, ameaças, tendências cibernéticas e receberá informações adicionais sobre os desafios que as empresas e as instituições governamentais e educacionais enfrentam atualmente. Já o curso de Introdução à Internet das Coisas é voltado para aqueles que desejam obter conhecimentos sobre IoT. Segundo pesquisas recentes, são mais de 26 bilhões de sistemas, objetos físicos e pessoas conectando e compartilhando dados pela Internet.
Publicidade
"A educação em segurança cibernética é parte importante da equação para combater ameaças virtuais. Nosso programa Cisco Networking Academy trabalha em conjunto com instituições públicas e privadas para oferecer cursos, desenvolver talentos e gerar oportunidades de desenvolvimento profissional que nos ajudem a promover a segurança cibernética e aumentar a inclusão digital", explica Gabriel Bello Barros, Líder Cisco Networking Academy Brasil.
Os dois módulos fazem parte da programação de cursos de tecnologia promovidos pela SMCT para este semestre. Desde o início do ano, a pasta já promoveu cinco cursos online de tecnologia como forma de proporcionar gratuitamente conhecimento e informação para as pessoas.
Publicidade
A carga horária é de 15 horas para o de Introdução à Cibersegurança e 20 horas para o módulo Introdução à Internet das Coisas. Ao final do curso os alunos recebem seu certificado de conclusão. Os interessados podem se inscrever até 18 de julho através dos links:
Publicidade