Emprega JUV - IsbetBernardo Cordeiro

Por O Dia
Jovens de 16 a 24 anos que moram na cidade do Rio podem se inscrever a partir de hoje, dia 9, no ciclo formativo de orientação e capacitação sobre o mercado de trabalho do programa Emprega Juv. A iniciativa é da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) e tem como objetivo capacitar 300 jovens em habilidades essenciais para o mercado de trabalho, tais como comunicação, cultura digital, pensamento criativo, cooperação e empatia. As inscrições vão até o dia 18 de julho e os interessados podem se inscrever no link.
O evento de lançamento ocorreu nesta sexta no Complexo do São Carlos. A JUVRio montou uma tenda no local para orientar e fazer a inscrição de mais de 100 jovens do território no ciclo formativo do Emprega Juv. O secretário da pasta, Salvino Oliveira, explicou que o programa prevê posteriormente a inserção desses jovens no mercado de trabalho. “Estamos fazendo um movimento forte de empregabilidade da juventude carioca. Primeiro vamos capacitá-los com o ciclo formativo e depois a ideia é encaminhar eles para o Programa Jovem Aprendiz, atendendo a demanda das empresas que necessitam cumprir as cotas estabelecidas por lei”.
Publicidade
A parceria prevê o encaminhamento de uma parcela dos participantes para o Programa Jovem Aprendiz, que já é realizado pelo ISBET desde 2008, de acordo com as vagas disponíveis. Com isso, a proposta é que essa experiência positiva acarrete na continuidade da execução do Emprega Juv, promovendo a inserção profissional da juventude carioca e a possibilidade de maior empregabilidade. Está previsto ainda um selo intitulado “Amigo da Juventude” para as empresas parceiras.
Sônia Pelay, diretora administrativa do ISBET, assinou o termo que firmou a parceria da instituição com a JUVRio e destacou a importância do Emprega Juv. “Vamos colocar esses jovens para trabalhar. Capacitar eles primeiro com um curso de orientação profissional, onde serão preparados para o mercado de trabalho com boas condições de disputar uma vaga de Jovem Aprendiz”.
Publicidade
O projeto será gratuito e realizado de forma virtual. O ciclo formativo é composto por 8 módulos ministrados ao longo de dois meses, sendo uma disciplina por semana, com dois encontros de 2h de duração cada, e o Projeto Final com mais três encontros onde os jovens terão a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam ao longo da capacitação. Ao término, os alunos vão ganhar um certificado emitido pelo ISBET em parceria com a JUVRio.
Juventude e emprego
Publicidade
Dados mais recentes do IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do 1º trimestre de 2020 apontam que 152 mil jovens cariocas com idade entre 14 e 24 anos estavam desempregados. A taxa de desocupação entre os jovens de 14 a 17 anos foi de 61,8% e a de jovens entre 18 e 24 anos é de 32,6% na mesma pesquisa. Esses números refletem a pressão e a dificuldade do início da vida profissional dos jovens, cenário que afeta de maneira ainda mais acentuada a juventude negra e periférica.
Por isso, ampliar as oportunidades da juventude carioca, garantindo as ferramentas necessárias para a sua emancipação é uma tarefa urgente que a JUVRio assume como prioridade. O objetivo é diminuir o quadro de desemprego que se agrava por meio da promoção de instrumentos e políticas públicas intersetoriais voltadas às temáticas de empregabilidade, geração de renda e acesso à educação e à qualificação profissional.