Evento gratuito será realizado de forma presencial e onlineDivulgação

O Green Rio está de volta presencialmente à Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 27 de novembro e também terá transmissão online, possibilitando a todos os interessados acompanharem os debates do evento. O público que visitar o Green Rio 2021, além de conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável, terá acesso gratuitamente às conferências com palestrantes do Brasil e de outros países. 

Em sua nona edição, o importante evento para consolidar o Brasil como um país estratégico no cenário da bioeconomia mundial, dará enfoque a dois temas: a Bioeconomia na América Latina e a Amazônia, com olhar voltado principalmente para as cooperativas da sociobiodiversidade, que estarão presentes no evento com apoio da cooperação MAPA-GIZ

Pela quarta vez será realizado o German-Brazilian Bioeconomy Workshop durante o Green Rio.
Este ano serão apresentados os resultados da chamada conjunta anunciada no durante o Green Rio Online 2020. Foram selecionados os seguintes projetos:

—  Desenvolvimento de biocorantes amazônicos a partir de recursos renováveis para coloração industrial de bioplímeros

—  Extratos microencapsulados de lúpulo como aditivos alimentares para a produção sustentável de aves

—  Desenvolvimento da cadeia de valor da macaúba para a bioeconomia global, baseado no uso sustentável da biodiversidade local

—  Plantas nativas brasileiras como fonte de matéria prima inovadora para uso agrícola sustentável e cosmético, contribuindo para bioeconomia aprimorada


Estes projetos serão apresentados durante o Workshop por representantes das instituições selecionadas.

O evento também servirá de palco para lançamento do portal Bioeconomia SENAI CETIQT, que tem o objetivo de ser o ponto de encontro, de disseminação e de realização de negócios de forma a incrementar a bioeconomia no país. De acordo com dados do SENAI, a bioeconomia pode somar até U$ 53 Bi ao PIB e 217 mil postos de trabalho nas próximas duas décadas.

“O Green Rio se tornou relevante porque ele tem desdobramentos, não acaba no terceiro dia de evento. As discussões em busca de soluções continuam ao longo do ano para que na edição seguinte possamos apresentar o que foi feito e o que ainda está por vir. Neste ano, a América Latina ocupa mais espaço no evento, discutindo a bioeconomia da América Latina. O formato híbrido nos ajuda, para que representantes de fora do país consigam participar do evento”, afirma Maria Beatriz Costa, coordenadora do Green Rio.

A América Latina e o Caribe terão painéis relevantes. No dia 25 de novembro, abordando a Bioeconomia nesta região (considerada “Biodiversity Superpower” pela UNEP) contará com a participação da FAO, governo e empresários. No dia 26, em parceria com a FAO, serão apresentados a Integração dos Sistemas Alimentares Tradicionais da América Latina e Alimentação Escolar na América Latina.

Os programas de alimentação escolar, que atendem a cerca de 85 milhões de estudantes na América Latina e no Caribe, terão destaque. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a região é a mais cara para se alimentar de forma saudável - sendo uma realidade inalcançável para 113 milhões de pessoas.

A falta de acesso a dietas saudáveis e a baixa qualidade da alimentação trazem impactos negativos e aumentam a probabilidade de deficiências aumentando o sobrepeso e a obesidade, assim como doenças crônicas não transmissíveis. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão acima do peso.

Por isso, a FAO estará presente no Green Rio e apresentará o projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe, uma iniciativa de Cooperação Técnica Internacional com o governo brasileiro que trabalha para fortalecer as políticas de alimentação escolar na região. Além de melhorar a qualidade da alimentação das crianças, fortalece a cadeia de agricultura familiar local, uma vez que incentiva os países a adquirirem alimentos dos pequenos agricultores por meio de compras públicas.

Entre os palestrantes confirmados no evento estão o Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum; Najla Veloso, coordenadora do projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe e o Professor Benk Mikkelsen, da Universidade de Copenhagen.

Parceria entre Brasil, Dinamarca e China

Depois de quase um ano desenvolvendo conhecimento de estudantes brasileiros sobre alimentação saudável e sustentável, desperdício de alimentos e o impacto no meio-ambiente, o programa SELEA 21, uma parceria entre Dinamarca, China e Brasil vai apresentar sábado no Green Rio os resultados do projeto, no painel School Project SELEA 21. O trabalho foi focado na colaboração cross profissional para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligadas a saúde e bem-estar, combate ao desperdício de alimentos e mudanças climáticas.

Dentre os produtos desenvolvidos por alunos de 10 a 16 anos, com o uso de ferramentas tecnológicas, estão um container inteligente que informa a vida útil dos alimentos conforme a emissão de gases e uma lixeira robótica que identifica a lixeira adequada para os mais variados tipos de lixo.

O líder deste projeto, Professor Benk Mikkelsen / Universidade de Copenhagen, virá ao Green Rio para apresentar o projeto e haverá demonstrações dos robôs desenvolvidos pelos alunos no estande SELEA 21.

Expositores

Durante os três dias de Green Rio, o público terá acesso a soluções inovadoras e lançamento de produtos. A feira reunirá mais de 80 expositores, trazendo artigos para indústrias, consumidores e agricultores, sempre relacionados à biodiversidade, economia verde e produção sustentável.

O SEBRAE/RJ marcará presença no Green Rio por meio de startups selecionadas para o evento. As biostartups participantes desenvolvem soluções sustentáveis para agronegócios, alimentos, bebidas, cosméticos, moda, construção civil, energia e meio ambiente. Já o Sebrae/AM traz nove empresários com produtos da biodiversidade da Amazônia.

A Fiocruz vai abrir espaço para saúde planetária e mostrará projetos sobre plantas medicinais e fitoterápicas com a participação da agricultura familiar. A Finep, agência pública que financia a inovação, também terá seu estande.

O Ministério da Agricultura do Brasil também marcará presença. No estande, serão apresentadas as cooperativas de pequenos agricultores de produtos como polpas de açaí, óleos essenciais, perfumes, guaraná em pó e pirarucu congelado. Turismo e artesanato da floresta também fazem parte do portfólio das cooperativas. Aliás, o Green Rio vai promover encontro de oportunidades entre cooperativas agrícolas, empresários da indústria e investidores. O objetivo é criar possibilidades de grandes players e micro produtores realizarem negócios, sem intermediários, valorizando assim o trabalho do agricultor.

Estande virtual alemão na Plataforma Green Rio Online

Green Rio irá lançar durante o evento a nova plataforma Green Rio Online. Haverá um showcase, que são seções em português e inglês contendo conteúdo e multimídia de mais de 40 empresas e instituições diversas do Green Rio.

Um destaque será do Ministério da Agricultura da Alemanha, com uma seção contendo nove projetos de pesquisa em bioeconomia, além de um estande virtual para acesso às informações. Todo o conteúdo do Green Rio pode ser acessado a partir do website: www.greenrio.com.br

Além disso, será possível acompanhar a transmissão das palestras com tradução simultânea pela plataforma, cujo acesso também será gratuito.


PROGRAMAÇÃO



25 de novembro de 2021 – 5ª feira

10:00 – Cerimônia de Abertura

11:00 – Lançamento portal Bioeconomia SENAI

11:30 – Cooperativismo e Agenda ESG1

14:00 – Bioeconomia na América Latina e no Caribe

15:00 – Bioeconomia, Inovação e Produção Sustentável

16:00 – ESG e Internacionalização

16:50 – Painel Associação Brasileira de Bionovação (ABBI)

Dia 26 de novembro – 6ª feira – MANHÃ

10:00 às 13:30 -

GERMAN-BRAZILIAN BIOECONOMY WORKSHOP

Dia 26 de novembro – 6ª feira – TARDE

14:00 – Bioeconomia / Amazônia

15:00 – Painel Orgânicos e Carbono

16:00 – Integração dos Sistemas Alimentares Tradicionais da América Latina

16:50 – Alimentação Escolar na América Latina

Dia 27 de novembro – Sábado

10:00 – School Project SELEA 21

– Dinamarca
– Brasil
– China

11:00 – Mesa Brasil-Mesa no Campo- SESC RJ

12:00 – Contagem regressiva para Rio+30

14:00 – Biodiversidade e Saúde Planetária

15:00 – Bioeconomia / Desenvolvimento Regional

16:00 – Rio de Janeiro – Agricultura, Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável