Prefeito Eduardo Paes em lançamento da segunda edição do Favela InovaReprodução

A Prefeitura do Rio lançou, nesta quinta-feira, 28, a segunda edição do Favela Inova, uma parceria da Secretaria Especial de Juventude (JUVRio) com o Polo de Inovação da UNISUAM (Pólen). Ao todo, serão 100 vagas de capacitação profissional e empresarial para jovens de 18 a 29 anos das periferias cariocas. As melhores propostas e ideias apresentadas receberão como prêmio bolsas de graduação 100% gratuitas.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acompanhado pelo secretário da JUVRio, Salvino Oliveira, do reitor da UNISUAM, Arapuan Motta Netto, e do gestor do Pólen, Diego Braga, disse que o programa é para "permitir" que as pessoas tenham "oportunidade". 
"Queremos permitir que as pessoas tenham oportunidades. Existem ideias boas, inovação, talento em todos os lugares. Por mais dificuldades que as pessoas possam ter nas suas necessidades mais básicas, o talento aflora em todos os lugares. A diferença se faz quando você proporciona a oportunidade, abre espaço para quem inova, cria e empreende. Criar facilidade para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho. Gerar esperança faz a sociedade avançar e se desenvolver", afirmou Paes. 

O Favela Inova tem o intuito de atrair e promover novos negócios de jovens empreendedores e potencializar a economia criativa e o empreendedorismo social local. Para o secretário da JUVRio, Salvino Oliveira, a inserção dos jovens no mercado de trabalho deve ser pensada também por meio das oportunidades de experimentação.

"A demanda das organizações e o escopo das vagas de trabalho têm se voltado cada vez mais para as áreas e ferramentas da tecnologia. Para vencer a desigualdade e tirar os jovens da desocupação é preciso oferecer a eles não só políticas públicas e ferramentas de qualificação, como também chances de aplicar o que aprenderam na teoria", disse.

As inscrições serão recebidas pelo site do Pólen UNISUAM. O curso ocorrerá de forma híbrida, isto é, por meio de mentoria on-line e encontros presenciais. Os jovens selecionados vão lidar com temas diversos como Estratégia de Marketing, Mínimo Produto Viável, Networking, Canvas Social e Identidade Visual.
Para o reitor da UNISUAM, Arapuan Motta Netto, o programa tem se consolidado pelos resultados visíveis. "É fundamental trazer para os jovens os conceitos de empregabilidade, trabalhabilidade e empreendedorismo. Porém, mais do que conceitos, é necessário ver na prática como eles acontecem a partir de oportunidades reais. E o Favela Inova é um exemplo disso", afirmou.