Aparelho onde as informações do Censo serão registradas Arquivo / Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um novo concurso com 48.535 vagas para recenseador do Censo Demográfico 2022. A previsão do contrato é de até três meses, podendo ser ampliado, segundo informações publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 9. Interessados podem se inscrever até o dia 15 de junho no site.

A jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação obrigatória no treinamento para a função. O salário será calculado conforme produção e conforme taxa fixada. Será considerado ainda o conhecimento prévio do contratado, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A função será cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens enviadas por meio do dispositivo móvel de coleta para realizar as entrevistas que poderão ser feitas presencialmente e/ou por telefone. As informações devem ser registradas no dispositivo móvel de coleta e o agente deverá manter o sigilo dos dados emitidos pelo entrevistado. Também é necessário reconhecer os limites e a área do setor censitário designado.

As exigências para o desempenho das atribuições da função são: capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta; ter boa análise visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico; interpretar mapas.
O recenseador também deve ter capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas.
Por conta do dispositivo móvel de coleta, IBGE também exige capacidade motora para manusear o aparelho durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.
Município do Rio
O IBGE lançou mais um processo seletivo complementar com as vagas que não foram preenchidas no processo anterior. No estado do Rio, há 2.380 vagas, espalhadas por 84 municípios. Só no município do Rio são oferecidas 1.237 oportunidades.

Para esse processo seletivo, não vai haver prova escrita, mas apenas uma prova de escolaridade. Assim, basta se inscrever online e aguardar. Os candidatos com maior nível de instrução serão chamados primeiro.

No Rio, as vagas estão distribuídas por localidades. O maior número de vagas é oferecido na Barra da Tijuca (181), Jacarepaguá (176) e Lagoa (141). Mas a vagas em 65 localidades diferentes da cidade.

No momento da convocação, os candidatos aprovados deverão apresentar os documentos que comprovem a escolaridade que informaram no ato de inscrição.