Dr. João - Divulgação
Dr. JoãoDivulgação
Por MARCO ANTÔNIO CANOSA
Dos 13 municípios da Baixada Fluminense, em apenas um a disputa pela cadeira de prefeito será definida em segundo turno. Em São João de Meriti, a população voltará às urnas no próximo dia 29 para decidir entre o atual prefeito e candidato à reeleição Dr.João Ferreira (DEM) e Leo Vieira (PSC).

No primeiro turno, Dr. João ficou com 32,27% dos votos ou 71.730, enquanto Leo Vieira teve 43.499 votos, ou 19,57%. Os dois candidatos passaram o dia de ontem em companhia de correlegionários e familiares. Em suas redes sociais, Léo Vieira agradeceu os votos. "Queremos agradecer a você que nos confiou o voto nesse primeiro turno e acredita em nossos projetos e em nosso sentimento pela cidade".

Em nota, Dr. João se disse "preparado para o segundo turno" e que vai "continuar insistindo em uma campanha limpa e propositiva. Quero fazer ainda muito mais por Meriti".

Sub judice
Em duas cidades a eleição está sub judice, ou seja, depende da decisão da Justiça, porque os candidatos mais votados tiveram as candidaturas indeferidas.
Publicidade
Na maior delas, Duque de Caxias, o atual prefeito, Washington Reis (MDB) venceu em primeiro turno, com 212.354 votos, o que equivale a 52,55%. O caso porém, ainda será decidido pelo TSE e, dependendo da decisão da Corte, nova eleição pode ser convocada. Na última quinta-feira (12), por maioria de votos, o Colegiado do TRE-RJ indeferiu o registro de candidatura de Reis por entender que o político está inelegível por 8 anos, após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2017, por crimes contra o meio ambiente e o parcelamento do solo.
No mesmo dia o prefeito entrou com recurso e disse que "usará de todos os recursos legais e cabíveis, e os apresentará em todas as instâncias possíveis". "O prefeito Washington Reis é inocente e acredita na justiça", termina a nota.

Ontem, Reis postou vídeo em suas redes sociais agradecendo os votos da população e, parecendo ignorar a decisão da Justiça, disse que seu novo governo começou ontem mesmo. "Quero agradecer a Deus, agradecer à população da cidade de Duque de Caxias.  Já começo meu novo mandato hoje (ontem), dia 16 de novembro, trabalhando muito pra gente fechar esse ano com chave de ouro e começar ano que vem com um mandato muito estruturado", disse.

Em Magé, o candidato Renato Cozzolino (PP) foi o mais votado — a cidade tem menos de 200 mil habitantes e não tem segundo turno — mas também vai ter que recorrer ao TSE para saber se será considerado eleito. Na mesma quinta-feira em que indeferiu a candidatura do prefeito de Caxias, O TRE-RJ, por unanimidade confirmou decisão do Juízo de primeira instância que indeferiu o pedido de registro de candidatura de Cozzolino a prefeito de Magé. A Corte entendeu que o candidato se encontra inelegível por ter sido condenado, em maio, pelo próprio TRE-RJ, por abuso de poder político e conduta vedada nas eleições de 2018. Ele também pode recorrer ao TSE.
O candidato não foi localizado para comentar o assunto.
Vitórias confortáveis
Publicidade
Enquanto Cozzolino e Reis terão de recorrer ao TSE para assumirem seus mandatos, outros prefeitos da região estão em situação bem mais confortável. É o caso de Rogério Lisboa (PP) e Waguinho (MDB), reeleitos em Nova Iguaçu e Belford Roxo, respectivamente, com maioria esmagadora de votos. Rogério obteve 62,10%, com 212.354 votos, enquanto Waguinho alcançou 80,40%, o segundo melhor desempenho do estado.
Através de sua assessoria, Rogério Lisboa agradeceu aos eleitores e disse que foi um grande desafio governar a cidade, mas que "é uma grande alegria poder explorar todo o potencial de crescimento da Baixada, uma região equivocadamente vista como de poucas chances de desenvolvimento" e que sua gestão "conseguiu investir na cidade, melhorou a vida das pessoas, que manifestaram nas urnas seu desejo pela continuidade desse trabalho".
Através de sua assessoria, Waguinho disse que não se manifestaria.

Outro reeleito com grande margem de votos foi Jorge Miranda (PL), de Mesquita, que obteve 78,63% dos votos. "Hoje nós tivemos uma votação massiva, que prova que a população sabe do que ganhou e quer muito mais", declarou o prefeito em discurso para apoiadores no tradicional Samba da Feira, que acontece em uma avenida aos domingos no centro da cidade.

Veja os eleitos em todos os 13 municípios da Baixada Fluminense:

Cidade Candidato Votos %
São João de Meriti Dr. João (DEM) 71.730  32,27%

Léo Vieira (PSC)
43.499  19,57%
Belford Roxo Waguinho (MDB) 162.720  80,40%
* Duque de Caxias Washington Reis (MDB)  212.354  52,55%
Nova Iguaçu Rogério Lisboa (PP)
218.396
62,10%
Nilópolis Abraãozinho (PL)  40.011 48,97%
Mesquita
Jorge Miranda (PL)  69.174  78,63%
Japeri
Dra Fernanda Ontiveros (PDT)  20.259  38,31%
Seropédica
Professor Lucas (PSC)  26.976 66,01%
Queimados 
Glauco Kaizer (Solidariedade)  19.010  28,83%
Itaguaí
Dr. Rubão (Pode) 11.341 17,72%
* Magé
Renato Cozzolino (PP)  36.478  27,13%
Guapimirim
Marina (PMB)  14.827  48,71%
Paracambi
Lucimar do Dr. Flávio (PL)  12.558  52,23%
 * Anulado sub judice