Eduardo Paes ganha a disputa com Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Eduardo Paes ganha a disputa com Marcelo Crivella para a prefeitura do RioEstefan Radovicz / Agencia O Dia
Por Carolina Freitas
Rio - Eduardo Paes (DEM) deu uma entrevista coletiva logo após ser anunciado prefeito eleito do Rio de Janeiro neste domingo. Em sua fala, Paes agradeceu aos cariocas, celebrou o que chama de "vitória da política" e disse que "o Rio está livre do pior governo da sua história". Com a vitória, Eduardo Paes, de 51 anos, assumirá a Prefeitura do Rio pela terceira vez a partir de 2021 e ficará no cargo até 2024. Seu vice será Nilton Caldeira (PL). 
Publicidade
"Queria também celebrar aqui uma vitória da política. Nós passamos os últimos anos radicalizando a política brasileira. O resultado desse radicalismo certamente não fez bem a nenhum de nós cariocas, não fez bem a nenhum de nós brasileiros (...) O Rio está livre do pior governo da sua história. Do governo mais omisso, mais despreparado, mais preconceituoso. Eu quero dizer a todos os cariocas, independente da sua fé, orientação e cor da pele, que hoje vocês estão livres", disse Eduardo Paes.
Questionado sobre a falta de leitos de UTI para o coronavírus, Paes disse que irá buscar o governo federal, Bolsonaro e o ministro da Saúde para reabrir pelo menos 100 leitos no Hospital de Acari. "O Hospital de Acari pode servir como referência para a covid. O mais importante agora é o papel terapêutico, além de mantermos as medidas de distanciamento e utilização de máscara. O ideal é disponibilizar uma rede de saúde que possa atender a população na hora que ela adoecer, para que a gente evite mortes", disse Paes.
Publicidade
Sobre suas primeiras medidas como prefeito, o democrata disse que começará os trabalhos já na segunda-feira (29). "Nós vamos deixar essas medidas pra amanhã. Não há dúvidas de que é um tempo mais exíguo. Eu espero contar com o apoio e gentileza do prefeito Marcelo Crivella. Não tenho dúvida que o primeiro desafio está na saúde, na pandemia".
Por fim, o prefeito eleito afirmou que, nos próximos quatro anos, dará o sangue para que haja confiança na política de novo. "Queria deixar uma mensagem para todos os cariocas e dizer que eles terão um prefeito que vai dar o sangue e lutar muito. Aqui tem uma pessoa mais experiente do que aquela que ganhou as eleições aos 38 anos de idade em 2008 e que durante dois mandatos teve a honra e orgulho de ser prefeito do Rio".