Por fabio.klotz

Rio - O Nova Iguaçu desbancou os grandes clubes cariocas e se tornou o primeiro time do estado do Rio oficializado como formador de talentos do futebol. O Laranja da Baixada recebeu o Certificado de Clube Formador Nível A, expedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na quinta-feira.

Cúpula do Nova Iguaçu exibe certificadoDivulgação

"O Nova Iguaçu está superorgulhoso e feliz de ter recebido esse certificado. Quero agradecer à Ferj, ao presidente Dr. Rubens Lopes, e ao presidente da CBF, José Maria Marin, por ter sacramentado essa certificação. Ela só aumenta a nossa responsabilidade, temos que agora melhorar ainda mais o atendimento e a responsabilidade de formar o cidadão para depois formar o atleta. Isso só vem fortalecer e nos dá ainda mais confiança", disse Jânio Moraes, presidente do Nova Iguaçu.

No início do ano, o Nova Iguaçu entregou à Ferj a documentação que mostrava que o clube atendia as exigências da CBF para obter o certificado. Depois, em abril, membros da entidade e do Instituto de Ciência do Futebol (ICF) vistoriaram as dependências do Laranja da Baixada.

O Nova Iguaçu se junta a América-MG, Portuguesa, Goiás, Atlético-PR, Paraná, Vitória, Grêmio e Palmeiras, outros clubes que têm o certificado de formador de talentos. Com base no artigo 29 da Lei Pelé (Lei 12.395/11), o documento também protege clubes que revelam jogadores.

O clube da Baixada aposta na estrutura para revelar talentos. Atualmente, o Nova Iguaçu conta com um CT com cinco campos, escola de futebol, academias e quartos para descanso dos atletas. Jogadores como Deivid, atualmente no Coritiba, Aírton (Internacional), Diogo Silva (Vasco), William Barbio (Bahia) e Biro Biro (Fluminense) surgiram no clube.

Você pode gostar