Por elisa.souza
Rio - A Portuguesa está rebaixada, mas vai recorrer. Após o julgamento que que, nesta segunda-feira, considerou a Lusa culpada pela escalação irregular do meia Héverton, em primeira instância, o presidente já anunciou que vai recorrer da decisão e que pode apelar para a Justiça comum.
STJD pune a Lusa e salva Flu da Série BMárcio Mercante / Agência O Dia

"Quando entrei aqui, me disseram que o resultado estava decidido. Não vou dizer quem foi, mas a pessoa me disse que seria por quatro votos a um ou por cinco a zero. Vamos ao pleno e vamos ver o que cabe. Em 2010, era imoral tirar o título do Fluminense. Por que agora não é imoral tirar a Portuguesa da Série A? É uma imoralidade. A camisa do Fluminense fez a diferença. Mas não tem problema, vamos discutir no pleno. Vamos lutar até o final", afirmou o presidente Manuel da Lupa, inconformado.

O recurso acontece no próximo dia 27. Se na ocasião a Portuguesa for novamente derrotada, a Justiça comum será acionada.

Publicidade
"Na realidade, a gente fica desiludido, mas a gente tem que entender. Temos pareceres de juristas de renome que julgam isso uma anomalia. Eles puniram antes. É um absurdo. O julgamento foi na sexta-feira e a partida no domingo. Se eu quisesse recorrer, só poderia ser na segunda-feira, depois que já cumpriu a punição. Agora eu ganho o recurso e já fui condenado, como faz?", questionou ele.
Na 36ª rodada do Brasileiro, Héverton foi expulso contra o Bahia, por reclamar. Na partida seguinte, não jogou, cumprindo suspensão automática na 37ª rodada. Foi punido com dois jogos de suspensão pelo STJD, seis dias mais tarde, e, por isso, não deveria ter entrado em campo contra o Grêmio, aos 32 minutos do segundo tempo. A irregularidade custou ao clube a perda de quatro pontos no campeonato, o que rebaixou o time e salvou o Fluminense da Série B.