Por rafael.arantes
Diferenciado%2C handebol de areia é sucesso entre os esportes de praiaArte%3A O Dia Online

Rio - Entre os postos 2 e 3 da Praia de Copacabana, os amantes de handebol de areia começam a marcar presença com mais frequência. É nesta parte da orla que o beach handball vem marcando presença e evoluindo na Cidade Maravilhosa. A modalidade, que teve em 2013 um de seus anos de mais sucesso, vem crescendo. A dinâmica e plasticidade da categoria são atrativos para novos adeptos. Para o jogador Davi Sermenho, da seleção brasileira, a relação do esporte com a cidade tende a aumentar cada vez mais.

"O Rio é uma das grandes potências do handebol de areia. Acredito que a quantidade de praias e o clima favorável do Rio contribuem para a prática da modalidade, o que faz com que equipes cariocas acabem se destacando em competições nacionais. Temos vários times cariocas que já foram campeões do circuito nacional e vários atletas que fazem parte da seleção brasileira. Além disso, Copacabana já foi palco do Campeonato Mundial, em 2006. Vale destacar que o Rio é o lugar onde há o maior número de equipes, ou seja, é uma modalidade que tem tudo a ver com estilo de vida carioca", disse Davi, que ressaltou o desejo dos atletas em ver a modalidade ganhando cada vez mais espaço no mundo esportivo.
Davi exalta o sucesso da modalidade pelas praias do Rioarquivo pessoal

Se aos 26 anos Davi já figura entre os principais nomes da seleção brasileira, o sonho do atleta é ainda maior. A paixão pelo handebol de areia faz com que o jogador mire uma evolução ainda mais intensa da modalidade, podendo chegar ao status de esporte olímpico.

Publicidade
"O objetivo maior e comum de nós atletas e até ex-atletas é ajudar no crescimento da modalidade. Todos que de alguma forma têm ou tiveram contato com a modalidade percebem seu potencial. Além de jogarmos em alto nível, também queremos ver o handebol de areia ser cada vez mais praticado e quem sabe um dia se tornar um esporte olímpico. Vejo que apesar de ser um esporte novo, o número de adeptos só aumenta. Recentemente tivemos o surgimento de mais competições na categoria juvenil (ate 18 anos), o que é importantíssimo para o futuro da modalidade. É claro que ainda não atingimos todo o potencial da categoria, pois como todo esporte, precisamos de mais apoio, mais visibilidade, mas estamos aos poucos conquistando nosso espaço", comentou.
Jogadora da seleção feminina exalta força no país
Publicidade
Com os títulos mundiais das seleções masculina e feminina, o Brasil terminou 2013 em alta no handebol de areia. Mesmo assim, as dificuldades não terminaram. A meta é desenvolver o esporte. O surgimento de escolinhas e a dedicação dos atletas são os pontos fortes para o momento de transição da categoria. Segundo a jogadora da seleção feminina Renata Cubana, de 29 anos, a última temporada foi crucial para o potencial desenvolvimento da modalidade, que ainda pode dar altos voos no mundo do esporte.
Seleção brasileira feminina vem se destacando na modalidadearquivo pessoal

"O ano de 2013 foi muito importante para nós. Terminamos a temporada com o título mundial masculino e feminino e isso é muito marcante para a categoria que vem evoluindo aos poucos. Essa é uma modalidade que passou a ser muito procurada e acreditamos que tem tudo para chegar longe ainda. Agora, com a existência até mesmo de uma escolinha em Copacabana, acreditamos que podemos estar disseminando e impulsionando ainda mais o handebol de areia", disse a atleta, que ainda ressaltou a importância do título mundial do handebol de quadra.

"Mesmo sendo uma modalidade diferente da nossa, o título mundial na quadra vai ser muito importante para esta nova temporada. Vai dar uma visibilidade maior para a gente e tenho certeza de que vamos conseguir expandir ainda mais esse nosso cenário", acrescentou.

A luta pela evolução do handebol de areia vai além do esforço nas areias. Mesmo mostrando seu valor nas competições internacionais, a modalidade ainda convive com grandes dificuldades estruturais e vê os próprios atletas investirem para conseguir uma maior projeção do esporte.
Publicidade
"Realmente nos falta incentivo, temos que tirar do nosso bolso para estar participando, mas não temos problemas quanto a isso. Gostamos do esporte e sabemos que ele pode crescer cada vez mais. Então vamos continuar acreditando e trabalhando para isso. Em 2014 teremos um grande torneio no Brasil e espero que o Rio possa ser a sede", concluiu.
Handebol de areia possui grandes diferenças para a modalidade de quadraDivulgação
Conheça o handebol de areia
Publicidade
O handebol de areia é dividido em dois sets de 10 minutos cada. Caso o set termine empatado, o golden gol decide o vencedor. Se cada equipe ganhar um set, o shootout (espécie de pênalti) entra em cena para determinar o vitorioso. Alguns fundamentos, como o passe ou arremesso, são os mesmos do handebol. A categoria tem gols especiais, como os de giro ou na área, que valem dois. Cada jogador pode ficar três segundos com a posse de bola ou dar três passos. Se estourar o tempo, a bola é rolada na areia. Veja as diferenças entre handebol de areia e handebol:
Handebol de areia tem muitas diferenças para o handebol de quadraArte%3A O Dia Online


Você pode gostar