Novidades agitam os jogos da Baixada

Mais de 3 mil crianças e adolescentes de 13 municípios da Baixada Fluminense participam da competição em nove modalidades

Por pedro.logato

Rio - No ano em que acontece um dos maiores eventos esportivos do mundo em nosso país, a Copa do Mundo FIFA, a Baixada Fluminense também recebe pelo décimo sétimo ano consecutivo o maior evento socioesportivo de toda a região, os Jogos da Baixada, que começa no próximo dia 26 de abril e que este ano celebrará o esporte em sete cidades da região.

Em 2014, os Jogos da Baixada contam com nove modalidades que dividirão os mais de 3.200 atletas participantes: Futsal, Futebol de Campo, Atletismo, Voleibol, Natação, Handebol, Xadrez, Basquete e a grande novidade do evento, o Judô, que é um esporte que já há algum tempo vêm chamando a atenção dos jovens na Baixada Fluminense e já é um celeiro de grandes atletas a nível estadual e nacional na modalidade.

Pontos extras

Outras novidades também são aguardadas como modificação na pontuação das competições para torná-las mais equilibradas. As melhores torcidas, que sempre são uma atração a parte, receberão pontos extras, o que promete muitas emoções nas arquibancadas das quadras e vilas.

A Baixada Fluminense recebeu pela primeira vez a competição em 1998, com somente seis municípios participantes. De lá para cá, muita coisa mudou. A Baixada cresceu e, com os Jogos não poderia ser diferente. Hoje, com 13 municípios participantes, o evento já faz parte da agenda da região. No começo, era disputada por atletas de todas as idades em apenas cinco modalidades.

A partir de 2008, a competição passou a ser de caráter escolar, ou seja, os atletas participantes precisam estar matriculados em uma escola pública ou privada para competir. A estimativa da organização é que mais de 30 mil pessoas prestigiem as disputas este ano e que mais de 250 empregos diretos e indiretos sejam gerados por conta do evento.

Os jovens interessados em participar do evento devem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer de seus municípios e começar a treinar.

Congresso sorteia confrontos

O regulamento e o sorteio das chaves para os jogos de futsal masculino sub-14 e sub-17, futebol de campo sub-17, atletismo voleibol masculino e feminino sub-17 serão apresentados e aprovados nesta quarta, às 14h no primeiro Congresso Técnico para os 17º Jogos da Baixada, que acontecerá na Vila Olímpica de Nilópolis, localizada na Rua José Martin, s/n, no bairro de Frigorífico, em Nilópolis, com a presença de todos os representantes dos esportes dos municípios participantes do evento em 2014.

Matéria de Gustavo Resende

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia