Por pedro.logato

Rio - No ano em que acontece um dos maiores eventos esportivos do mundo em nosso país, a Copa do Mundo FIFA, a Baixada Fluminense também recebe pelo décimo sétimo ano consecutivo o maior evento socioesportivo de toda a região, os Jogos da Baixada, que começa no próximo dia 26 de abril e que este ano celebrará o esporte em sete cidades da região.

Em 2014, os Jogos da Baixada contam com nove modalidades que dividirão os mais de 3.200 atletas participantes: Futsal, Futebol de Campo, Atletismo, Voleibol, Natação, Handebol, Xadrez, Basquete e a grande novidade do evento, o Judô, que é um esporte que já há algum tempo vêm chamando a atenção dos jovens na Baixada Fluminense e já é um celeiro de grandes atletas a nível estadual e nacional na modalidade.

Pontos extras

Outras novidades também são aguardadas como modificação na pontuação das competições para torná-las mais equilibradas. As melhores torcidas, que sempre são uma atração a parte, receberão pontos extras, o que promete muitas emoções nas arquibancadas das quadras e vilas.

A Baixada Fluminense recebeu pela primeira vez a competição em 1998, com somente seis municípios participantes. De lá para cá, muita coisa mudou. A Baixada cresceu e, com os Jogos não poderia ser diferente. Hoje, com 13 municípios participantes, o evento já faz parte da agenda da região. No começo, era disputada por atletas de todas as idades em apenas cinco modalidades.

A partir de 2008, a competição passou a ser de caráter escolar, ou seja, os atletas participantes precisam estar matriculados em uma escola pública ou privada para competir. A estimativa da organização é que mais de 30 mil pessoas prestigiem as disputas este ano e que mais de 250 empregos diretos e indiretos sejam gerados por conta do evento.

Os jovens interessados em participar do evento devem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer de seus municípios e começar a treinar.

Congresso sorteia confrontos

O regulamento e o sorteio das chaves para os jogos de futsal masculino sub-14 e sub-17, futebol de campo sub-17, atletismo voleibol masculino e feminino sub-17 serão apresentados e aprovados nesta quarta, às 14h no primeiro Congresso Técnico para os 17º Jogos da Baixada, que acontecerá na Vila Olímpica de Nilópolis, localizada na Rua José Martin, s/n, no bairro de Frigorífico, em Nilópolis, com a presença de todos os representantes dos esportes dos municípios participantes do evento em 2014.

Matéria de Gustavo Resende

Você pode gostar