Por victor.abreu
Enrique Sanz foi suspenso pela FifaDivulgação / Concacaf

Suíça - Enrique Sanz, secretário-geral da Concacaf, foi suspenso nesta segunda-feira, pelo comitê de ética da Fifa, provisoriamente de todas as atividades relacionadas ao futebol.

LEIA: Reeleito, Blatter acusa Uefa e EUA: 'Perdoo tudo, mas não esqueço'

O comitê de ética da entidade revelou que Sanz foi suspenso "com base em dados levantados pelas investigações realizadas pela Fifa em conjunto com documentos e provas apresentadas pelo escritório da procuradoria do Distrito Leste de Nova York, nos Estados Unidos".

Sanz é colombiano e exerce o cargo de secretário-geral da Concacaf desde julho de 2012. Ele teria seu nome envolvido nos contrato estabelecidos com a Traffic Sports, empresa de marketing esportivo que teve seus negócios investigados pelo FBI.

O caso

Na última quarta-feira, dia 27 de maio, sete cartolas ligados à Fifa foram detidos em Zurique a pedido do FBI, que investiga crimes de extorsão, fraude e lavagem de dinheiro. Entre eles, está o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

As suspeitas recaem sobre mais de US$ 100 milhões que teriam sido movimentados nos últimos 20 anos no sistema bancário norte-americano. Os valores referem-se a contratos de marketing, direitos televisivos e organização de competições. Marin, por exemplo, teria recebido milhões de dólares em propinas em troca de acordos envolvendo a Copa América e a Copa do Brasil.

Você pode gostar