Por renata.amaral

Rio - O número de equipes participantes do NBB continua o mesmo para a temporada 2015/2016, mas com algumas alterações. Dentre os 16 times na competição, está o Caxias do Sul, vencedor da Liga Ouro 2014. Além da nova equipe, houve a mudança de endereço do Uberlândia para Salvador e a saída do Palmeiras.

LEIA MAIS: Basquete, vôlei, tênis e muito mais: acompanhe os esportes olímpicos

O time paulista pediu licença da competição e permanece disputando apenas as categorias de base. A saída do Palmeiras possibilitou a permanência da Liga Sorocabana, que havia sido rebaixada para a Liga Ouro por ter terminado na última colocação do NBB.

Flamengo foi o campeão da última temporada do NBBDivulgação

Apesar do convite feio pela LNB ao Sport Recife e ao Campo Mourão, segundo e terceiro colocados na Liga Ouro, as equipes optaram por permanecer na liga de acesso.

As outras 13 equipes participantes são Basquete Cearense (CE), Bauru (SP), Brasília (DF), Flamengo (RJ), atual tricampeão, Franca (SP), Limeira (SP), Macaé (RJ), Minas (MG), Mogi (SP), Paulistano (SP), Pinheiros (SP), Rio Claro (SP) e São José (SP).

O formato do NBB permanece com os 12 melhores da fase de classificação avançando para os playoffs e o último colocado rebaixado para a Liga Ouro. A mudança está na quantidade de jogos da final, que agora passará a ser disputada em cinco partidas ao invés de três, como na última edição.

Outra alteração está na disputa dos playoffs. Agora o time melhor colocado encara o adversário em casa nas partidas 2, 3 e 5. Na última temporada, o time que fizesse a melhor campanha era mandante nos jogos 1, 2 e 5.

A tabela da temporada, que terá início entre o fim de outubro e o início de novembro, será divulgada na próxima semana. A competição está prevista para terminar em junho de 2016.

Você pode gostar