Por pedro.logato

Rio - A guerra entre Flamengo e Fluminense e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) ganhou mais um capítulo, nesta segunda-feira. A Ferj divulgou o regulamento do Campeonato Carioca de 2016. Nele foi incluído uma cláusula, em que o campeão e vice do estadual 2015 terão direito a mando de campo nos clássicos disputados e com isso, o lado das torcidas no Maracanã. No caso, Vasco e Botafogo, respectivamente. A medida é válida apenas para os jogos da 1ª fase. Nas semifinais e finais, o mando será da entidade.

Ferj divulgou regulamento do Carioca de 2016Divulgação

Desde o começo do ano, Fluminense e Vasco travam uma briga pelo lado à direita das tribunas do Maracanã. Até 2013, o Gigante sempre ocupou o espaço, mas com a privatização do Maracanã, o Tricolor que acertou contrato com o novo administrador do estádio passou a posicionar os seus torcedores no local. Durante a administração de Roberto Dinamite, que terminou em 2014, não houve nenhum conflito, mas com o retorno de Eurico Miranda, o Vasco voltou a debater sobre o assunto. No Carioca de 2015, o clássico foi disputado no Engenhão, por conta da polêmica. Já no primeiro turno do Brasileirão, os tricolores ficaram à direita, em um clássico com pouca presença da torcida vascaína.

Em 2016, porém, o Maracanã será fechado nos primeiros meses do ano para os Jogos Olímpicos e é provável que os clássicos sejam realizados em outro estádio. Fluminense e Flamengo se manifestam desde o início da temporada contrários à Ferj e não têm comparecido às reuniões da entidade. Os clubes, inclusive, estão entre os fundadores da recém-criada Liga Sul-Minas-Rio, que pode ter seu primeiro torneio realizado no primeiro semestre de 2016. Com isso, a tendência é que disputem com equipes alternativas o Carioca.

Você pode gostar