Por bferreira
São Paulo - A equipe do Rio Grande do Sul superou neste domingo, o time de São Paulo na final do Florete Masculino por Equipes durante o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas. Com facilidade, os gaúchos fecharam o combate em 45 a 21, encerrando a competição, que foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Composto por Vanderson Chaves, Jovane Guissone, Fabio Damasceno e Maurício Stempniak, o time do Rio Grande do Sul começou perdendo a primeira parcial (5 a 2), mas logo se recuperou e abriu boa vantagem para assegurar a medalha de ouro.

Chaves ajudou sua equipe na final conquistando cinco toques. Para ele, o grupo que manteve a maior tranquilidade conquistou o título. "Os atletas de São Paulo também são floretistas, então a gente sempre espera um combate duro como foi. Conseguimos manter a calma para colocar em prática o que estamos treinando", comemorou.

Disputa individual
No sábado, 19, ocorreram as disputas de cinco armas. Responsável por bons resultados na espada, a ADFP do Paraná levou dois atletas para a decisão. Moacir Ribeiro e Sandro Colaço fizeram um combate duro e Ribeiro ficou a medalha de ouro ao vencer por 15 a 10.

"Nesses últimos três anos que venho me dedicando mais à esgrima, consegui chegar em algumas finais, mas nunca tinha conquistado o ouro. Esse resultado estava engasgado e que bom que ele veio. Isso só me deixa mais motivado para 2017", comentou.

Outro destaque de sábado foi o pentacampeonato de Florete Feminino A conquistado por Monica Santos (Assassepode/RS). A gaúcha fez uma campanha exemplar e, na decisão pelo ouro, venceu Fabiana Soares (SCM/RJ) por 15 a 5.

"É um resultado para exaltar e comemorar. São cinco anos vencendo e não é fácil se manter no topo. A esgrima brasileira está crescendo e, aqui em São Paulo, nós observamos isso. As duas finais que fiz no individual foram com mulheres que começaram a competir neste ano", ressaltou.

Nas outras provas, Vanderson Chaves (Assassepode/RS) fez duas finais. Primeiro, no Florete Masculino B, ele não conseguiu superar o colega de equipe Jovane Guissone, perdendo por 15 a 2. Mesmo com o resultado adverso, Chaves voltou em ação para faturar o ouro no Sabre Masculino B contra Rodrigo Massarutt (ADFP) por 15 a 8.

Já na final da Espada Masculina C, Lucas Freitas (Asasepode/RS) bateu Andre Vasconcelos (ACE/MG) por 15 a 10.