Por pedro.logato
Rio - A Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ) promove neste domingo, a quarta e última etapa do Campeonato Estadual, a partir das 9 horas, no Estádio de Remo da Lagoa, com entrada franca. A competição marcará a despedida da campeã mundial de Remo, Fabiana Beltrame, depois de 19 anos de carreira, e reunirá cerca de 200 remadores do Botafogo, Flamengo, Vasco Gama, Guanabara, Piraquê, Escola Naval, Clube de Remo do Rio e Rema Campos.
O Botafogo lidera a classificação geral com 427 pontos, seguido pelo Vasco da Gama, com 321, Flamengo, com 180 pontos, Rema Campos, com 39 pontos, Guanabara, com 18 pontos, e Escola Naval, com 10 pontos, e tem todas as chances de conquistar o título de tetracampeão estadual de remo.
Publicidade
Para a remadora do Vasco da Gama, Fabiana Beltrame, a regata será de fortes emoções, já que será a última vez que a atleta navegará pelas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Fabiana Beltrame será homenageadaDivulgação

"Eu tenho muito orgulho de tudo o que conquistei na minha carreira. Estou bem ansiosa para a minha última regata. E é claro que espero vencer e dar a minha última contribuição ao Vasco. Mas já está começando a dar aquela nostalgia, pois foram momentos muito felizes que passei na minha trajetória no esporte", declarou Fabiana.

Na opinião do presidente da FRERJ, Paulo Carvalho, o ano e 2016 não foi nada fácil para o remo carioca, que teve suas regatas interrompidas para dar lugar à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, tendo que adaptar seu calendário ao cronograma de obras de reforma do Estádio de Remo da Lagoa e as provas da Rio 2016, gerando um campeonato com apenas quatro etapas.
Publicidade
"É com muito orgulho que estamos realizando a última regata do Estadual, num local que conta com o legado deixado pela Olimpíada, como raia albano, rampas, partidores, torre de arbitragem e demais estruturas fixas e reformadas. O remo também ganhou novas garagens para os barcos dos clubes", afirmou Paulo Carvalho.
Nesta final do campeonato, a Federação de Remo do Rio vai homenagear o Secretario de Esportes, Lazer e Juventude, Marco Antonio Cabral, e o Presidente da SUDERJ, Leonardo da Silva Morais, pelos nobres serviços prestados ao esporte com o título de Beneméritos da FRERJ.
Publicidade
A campeã mundial de remo Fabiana Beltrame também será homenageada por tudo que ela fez pelo esporte do Rio.
"Conseguimos realizar todas as regatas deste ano graças ao patrocínio da Secretaria de
Esportes, Lazer e Juventude, da Universidade Estácio de Sá e do apoio da SUDERJ", completa o presidente da Federação.