Por jessyca.damaso
Rio - Jair Ventura foi eleito o técnico revelação do Brasileirão, na manhã da última segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O treinador foi o grande responsável da virada do Botafogo, que no primeiro turno do Campeonato Brasileiro era um clube desacreditado e que estava na zona do rebaixamento e conseguiu terminar a temporada em quinto lugar, levando o Alvinegro à Copa Libertadores.
Jair Ventura agradeceu o elenco alvinegro por terem se dedicado em campoVitor Silva / SS Press / Botafogo

"A gente passa pela desconfiança, ainda mais por ser um treinador jovem e, por isso, só tenho que dar mérito ao meu presidente. Esperei 11 anos por essa oportunidade e não iria adiantar nada ter me preparado por tanto tempo, mas nunca acontecer. Então, tenho que agradecer ao Carlos Eduardo Pereira por ter confiado no meu trabalho. Foi muito bacana o que ele fez porque ele nunca me deixou como interino para ver o que ia acontecer. Já me efetivou, antes mesmo da primeira partida. Isso me deu confiança, o grupo abraçou a causa e tudo ficou mais fácil. Mas a maior dificuldade foi pegar o time na zona do rebaixamento porque eu sabia que uma queda marcaria minha carreira de forma negativa. E a gente não podia deixar um clube, do tamanho do Botafogo, disputar a segunda divisão", afirmou Jair Ventura.

O técnico ainda relembrou a dura trajetória que o time Alvinegro teve que passar para conseguir se recuperar e aproveitou o momento para elogiar os jogadores que segundo ele, "abraçaram a causa".
Publicidade
"Quando assumi, o Botafogo estava na 17ª colocação, na zona do rebaixamento, então nem pensávamos em Libertadores naquele momento. O nosso principal objetivo era fazer a pontuação para nos livrarmos matematicamente do rebaixamento e fomos atrás disso. Estreei contra o São Paulo, em um jogo muito difícil no Morumbi, e vencemos. O grupo me abraçou! Foi muito fácil esse trabalho ter acontecido porque os jogadores foram fantásticos, abraçaram a causa e juntos fomos muito fortes. Quando fizemos os 46 pontos, olhamos na tabela e já estávamos na zona de classificação para a Libertadores. E conseguimos essa vaga para dar de presente aos nossos torcedores", disse o técnico.