Por sarah.borborema

Inglaterra - O duelo entre Flamengo e Atlético-MG pela Copa Libertadores de 1981, com cinco jogadores do Galo expulsos, marca as maiores polêmicas do futebol brasileiro. Nesta quarta-feira, o episódio foi lembrado pelo maior jornal da Inglaterra, o 'Guardian', em uma coluna semanal que responde perguntas de leitores. Citando um livro, o veículo chamou o ocorrido de 'farsa'.

José Roberto Wright expulsou cinco atletas do Galo em 1981Reprodução Vídeo

Um leitor afirmou ter lido sobre o jogo na internet e pediu que o 'Guardian' fornecesse mais informações sobre a partida que teve cinco atletas expulsos pelo árbitro José Roberto Wright. O jornal citou o livro 'Club Soccer 101', de autoria de Luke Dempsey.

"O árbitro José Roberto Wright lembra ‘uma atmosfera muito pesada', embora ele indubitavelmente tenha contribuído para a farsa que estava prestes a ocorrer", diz o trecho escolhido pelo jornal para explicar o episódio.

"O primeiro jogador do Atlético a receber o cartão vermelho, depois de só 20 minutos, foi Reinaldo após um carrinho inócuo em Zico; minutos depois, Éder o seguiu no túnel, tendo acidentalmente trombado com o árbitro enquanto corria para cobrar uma falta. Éder, compreensivelmente, caiu de joelhos aterrorizado pelo cartão vermelho", conta a publicação.

"Houve uma invasão de campo do banco do Atlético, e na confusão mais dois jogadores foram expulsos, Palhinha e Chicão. A polícia então foi para o campo. Aos 37 minutos o quinto e último expulso do Atlético, agora o defensor Osmar Guarnelli. Com só seis jogadores no time do Atlético, Wright não tinha escolha - a partida foi encerrada. O juiz foi embora, de cabeça erguida e orgulhoso, e o Flamengo foi declarado vitorioso", conclui a obra de Dempsey.

O encontro entre os times brasileiros na Libertadores era um desempate da fase de grupos, garantindo a classificação ao vencedor da partida. Mas, o jogo acabou encerrado após uma confusão história que marcou o duelo.

Você pode gostar