Por sarah.borborema

São Paulo - No dia 26 de abril o Brasil celebra o Dia do Goleiro. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Hailton Corrêa, o lendário Manga, considerado um dos maiores e mais folclóricos goleiros do futebol brasileiro. Outro atleta que merece destaque nesta data especial é Jackson Follmann. Sobrevivente da tragédia com o avião da Chapecoense, que vitimou 71 pessoas, ele está completamente adaptado à prótese na perna direita e aproveitou para comemorar o dia nas redes sociais.

Jackson Folmann sobreviveu a tragédia com o avião da Chape, que vitimou 71 pessoasReprodução Instragram

“Durante 14 anos vesti a farda de goleiro. Após esses cinco meses de vida nova, sinto-me um goleiro, entretanto hoje fora dos gramados! Parabéns pelo nosso dia... SAUDADES GRANDES. #diadogoleiro”, publicou Follmann.

Na batalha pela vida, Jackson Follmann mostrou o espírito guerreiro dos goleiros, responsáveis pelo difícil papel de evitar o gol adversário, mesmo que alguns dos dez companheiros à sua frente tenham falhado. O jogador da Chapecoense teve a perna direita amputada, perdeu um osso do tornozelo esquerdo e passou por uma delicada cirurgia cervical, tudo isso com a coragem própria de um guerreiro.

Jackson Follmann encontrou com uma nova vida após deixar os escombros do avião que caiu em Medellín, na Colômbia, e leva seus dias com um belo sorriso no rosto.

Usado como inspiração para esta data comemorativa, Manga construiu sua memorável carreira em clubes como Sport, Botafogo, Internacional e Nacional-URU, além de disputar a Copa do Mundo de 1966 entre os titulares da seleção brasileira. O que ambos têm em comum? A bravura que somente um goleiro poderia ter.

DIA DE HOMENAGENS

Usando suas redes sociais, vários clubes brasileiros prestaram homenagem a seus goleiros neste dia 26 de abril. O Twitter oficial do Botafogo publicou a frase: 'Parabéns em especial aos nossos", com fotos dos quatro arqueiros da equipe, com Jefferson em destaque. 

O Fluminense, finalsta do Estadual, colocou uma foto de Diego Cavalieri fazendo uma defesa no treino e fez uma matéria especial em seu site oficial. Outras equipes, como São Paulo, Grêmio, Corinthians e até a CBF também se manifestaram.

Como goleiro não existe apenas no futebol, o Comitê Olímpico Brasileiro, atavés do Twitter 'Time Brasil', homenageou a posição em outros esportes, como handebol e polo aquático.

Você pode gostar